São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem Asterix explica

THALES DE MENEZES

Se você pensa que gosta de tênis, nem tente se comparar ao torcedor inglês. A devoção dos súditos da rainha ao esporte chega a comover.
Wimbledon-97 é a maior prova de paixão esportiva dos últimos tempos. Que os ingleses adoram ficar na fila para tentar um ingresso de última hora no All England Lawn Tennis Club, tudo bem, já é notório.
O que surpreende mesmo é que eles mantêm essa perseverança debaixo de uma chuva gelada, que não dá a mínima pinta de que vá parar.
É bom entender direito a coisa. As pessoas que ficam horas na fila em Wimbledon, geralmente desde a noite do dia anterior, estão batalhando por um ingresso que dá direito a entrar no clube, apenas isso.
Lá dentro, as três quadras principais (central, um e dois) são fechadas, com ingressos vendidos com meses de antecedência. As demais quadras são abertas, com pequenas arquibancadas que acomodam apenas quem chegar primeiro.
Por isso, muitas vezes o pobre coitado que consegue entrar acompanha apenas jogos de pouco interesse, já que os astros têm suas partidas programadas para as quadras fechadas.
Na semana passada, milhares e milhares de torcedores dormiram debaixo de chuva do lado de fora do clube, lutando por um lugar para ficar mais uma dezena de horas lá dentro, também tomando chuva.
Na quarta-feira, dia em que não parou de chover um minuto no Reino Unido, 27 mil torcedores entraram em Wimbledon. Desses, cinco mil heróis que ficaram na fila.
Ensopados, caminham exibindo um sorriso de satisfação e o adesivo oficial colado no peito, com a frase "Eu passei pela fila de Wimbledon 97".
Olhando para eles, a lembrança inevitável é a HQ clássica "Asterix Entre os Bretões", no qual o herói gaulês vive repetindo o mesmo bordão: "Esses ingleses são uns loucos".

Texto Anterior: Entende-se a reação de Zagallo
Próximo Texto: Shopping center; Tietagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.