São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flamengo abandona a disputa do Estadual do Rio no 3º turno

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O Flamengo abandonou, na prática, a disputa do Campeonato Estadual do Rio deste ano.
Em ofício enviado ontem à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), o clube comunicou que não atuaria nas partidas marcadas pela entidade para ontem à noite, contra o Americano, e amanhã, contra o Vasco, ambas pelo terceiro turno do Estadual.
O Flamengo pediu que a Ferj remarcasse as partidas. Um diretor do próprio clube, no entanto, disse à Folha que o Flamengo não vê possibilidade de jogá-las, devido ao início do Brasileiro, marcado para o fim-de-semana.
Além disso, o presidente da Federação, Eduardo Viana, considerou a atitude do clube como abandono da competição.
Com base no artigo 249 do CBDF (Código Brasileiro Disciplinar de Futebol), que estabelece as penas para o clube que abandonar, sem justa causa, torneio já iniciado, Viana tornará sem efeito os jogos do Flamengo no terceiro turno.
Isso significa que os pontos ganhos pelo clube, assim como os pontos conquistados pelos adversários nos jogos contra o Flamengo, deixam de existir.
Com isso, o Fluminense, com cinco pontos, é o único time que pode tirar o título do terceiro turno do Vasco, que tem oito.
Para isso, precisa derrotar hoje à noite o Botafogo por cinco gols de diferença. Nesse caso, superaria o Vasco em gols marcados.
O jurista Valed Perry, especialista em direito esportivo, no entanto, considera que o Flamengo tem uma justa causa para abandonar o campeonato, interrompido no final de maio pela Federação.
Perry argumenta que o Flamengo tinha ontem uma partida contra o São Paulo pela Copa dos Campeões, torneio reconhecido oficialmente pela CBF, e que existe o problema da falta de datas.

Texto Anterior: O caso da arbitragem
Próximo Texto: Alvo de elogios de Maradona, Argentina é favorita no Sub-20
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.