São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Mac OS' muda de cara e fica mais rápido

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O próximo dia 22 é a data marcada pela Apple para lançar a nova versão do sistema operacional dos micros Macintosh. O "Mac OS 8" produz a maior mudança na interface do Mac em quatro anos.
Este ainda não é o "Rhapsody", resultante da compra da NeXT pela Apple em 1996, que funcionará em qualquer sistema operacional.
Mesmo não sendo tão revolucionário, o "Mac OS 8" traz duas grandes promessas: maior estabilidade e aumento da velocidade.
A Folha testou uma versão beta do "Mac OS 8" e constatou que, além de novas formas de ver e organizar arquivos, o novo sistema é mais rápido e traz inovações que facilitam o uso do computador.
O "Mac OS 8" é compatível com Macs baseados nos chips PowerPC ou Motorola 68.040. A instalação do sistema ficou ainda mais fácil. O Setup Assistant faz perguntas ao usuário e configura automaticamente os periféricos.
Há ainda o Simple Finder, que reduz as opções dos menus do sistema, simplificando o seu uso.
A conexão com a Internet é feita da mesma forma. Basta o usuário preencher uma vez seus dados de acesso para que eles fiquem disponíveis a qualquer programa.
Interface
A novidade na aparência do "Mac OS" está nos botões. Qualquer arquivo ou pasta pode ser transformado em botão que abre com apenas um clique do mouse.
Sem medo de dar a mão à palmatória, a Apple incorporou ao sistema idéias do "Windows 95". Não é mais preciso segurar o botão do mouse para um menu ficar aberto e o fundo da tela pode ser coberto com uma única figura.
Clicar com a tecla Control pressionada faz surgir um Menu Contextual com funções que podem ser atribuídas a arquivos.
A mudança mais radical são as pastas que se abrem sozinhas, permitindo navegar pelo disco rígido com um clique duplo. Arrastar uma pasta para a parte de baixo da tela transforma-a em uma aba com seu nome, um ótimo recurso para reduzir a confusão de janelas.
Desempenho
Apesar das mudanças, a compatibilidade do sistema com programas atuais é total. Durante os testes, não surgiram problemas.
A estabilidade do sistema também melhorou, de forma geral. Programas que davam pau e congelavam o sistema, obrigando o usuário a uma reinicialização forçada, agora podem ser desligados em uma tela de alerta.
Isso ocorre porque "Mac OS 8" é o primeiro sistema operacional feito para o chip PowerPC. Isso reduziu a incidência de erros Tipo 11 e acelerou o sistema.
A versão final do "Mac OS 8" vai conter softwares de acesso à Internet, como "Claris eMailer", e os caçadores de notícias da Marímba e da PointCast.
O novo sistema deve começar a ser vendido no início de agosto. A versão em português está prevista para chegar até setembro.

Texto Anterior: Compaq anuncia compra da Tandem; Novell desenvolve um tradutor múltiplo; Bug do ano 2000 deve atacar um ano antes; Está em gestação nova categoria de portáteis; WebTV faz acordo com Hitachi e Mitsubishi; Baixa preço e melhora performance dos DVDs
Próximo Texto: 'CorelDraw 7' aprende a falar português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.