São Paulo, quarta-feira, 2 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula pode evitar câncer, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As pílulas anticoncepcionais e a gravidez podem prevenir o câncer de ovário em mulheres que têm muitos ciclos menstruais, segundo pesquisadores da Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte (leste dos EUA).
Os cientistas descobriram que cerca de metade das mulheres com câncer de ovário têm durante a vida um número de ciclos menstruais maior do que o normal. Uma grande quantidade de ovulações pode aumentar em até nove vezes a possibilidade de produzir células com um defeito genético, capazes de causar câncer de ovário, segundo o estudo publicado na edição de hoje do "Journal of the National Center Institute".
A diminuição do número de ovulações por meio do uso da pílula, assim como da gravidez, diminui a possibilidade da ocorrência de falha em um gene eliminador de tumores, conhecido como p53, segundo Andrew Berchuk, do Centro Médico da universidade.
O câncer de ovário é geralmente descoberto em fase avançada. A média de sobrevivência após o diagnóstico é de três anos. Em 1996, cerca de 27 mil novos casos foram diagnosticados nos Estados Unidos e 14,8 mil mulheres morreram por causa da doença.

Texto Anterior: EUA vão isentar as vendas na Internet
Próximo Texto: Italianos prendem filósofo Negri no avião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.