São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Polícia do Pará entra em greve hoje

IRINEU MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS

Policiais civis e militares do Pará decidiram entrar em greve a partir da 0h de hoje. A resolução foi tomada ontem durante assembléia que reuniu cerca de 600 pessoas e durou uma hora e meia. Após a assembléia, os policiais saíram em passeata pelo centro de Belém.
O governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB), havia anunciado ontem que não iria dar o aumento salarial reivindicado pelos policiais civis e militares.
Gabriel tentou oferecer um abono de R$ 100 a todos os policiais. A proposta do governador não foi aceita pelos representantes das categorias presentes à assembléia.
A Secretaria Estadual da Segurança Pública informou que não preparou nenhum esquema especial para hoje. Durante todo o dia, tropas do Exército da Região Norte ficaram de sobreaviso para serem empregadas, caso necessário.
"O governador se recusou a nos atender e a paralisação é irreversível", disse o tenente da PM Luiz Fernando Gomes Furtado, presidente da APM (Associação da Polícia Militar do Pará).
Gabriel disse que é impossibilitado de reajustar os salários por causa da Constituição, que estabelece limite de 65% da receita líquida para pagamento de pessoal.
Os sindicatos e associações dizem que rejeitam qualquer promessa não assinada em decreto e que preferem aumento salarial. Os PMs querem 70% de aumento e os civis pedem 75%.

LEIA MAIS nas págs. 2 e 3

Próximo Texto: Justiça estuda indulto a presos paraplégicos em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.