São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazo da poupança atrelada a crédito cairá de 3 anos para 1

CEF também quer mudar cálculo da prestação no SFH

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CEF (Caixa Econômica Federal) vai lançar na próxima semana uma nova poupança vinculada a financiamento imobiliário.
Esse produto foi aprovado pela diretoria do Banco Central, que reduziu o prazo mínimo de poupança para 12 meses. O período anteriormente fixado era de 36 meses.
A PCI (Poupança de Crédito Imobiliário) vai substituir a Poupança Azul Imobiliária, que não decolou. Em dois anos de funcionamento, apenas 22 mil contas foram abertas na CEF, gerando um saldo de R$ 112 milhões.
O novo produto servirá para compra de imóvel residencial ou comercial, construção ou reforma, para pessoa física ou jurídica.
O financiamento corresponderá a 100% do valor do imóvel. A partir daí a CEF calcula o valor do depósito, que vai corresponder a uma prestação. No imóvel residencial, o juro será de 12% ao ano mais TR, e o prazo, de até 180 meses. Para os comerciais os juros são de 15% mais TR, e o prazo, até 100 meses.
A CEF também quer mudar o cálculo das prestações no Sistema Financeiro da Habitação.
A instituição propôs ao governo, também para o SFH, a adoção de um sistema diferente de amortização da dívida, na qual as prestações iniciais são mais altas. Por enquanto, esse sistema é usado apenas na linha de crédito para a classe média, fora do SFH.
Pelo cálculo atual do SFH, com base na Tabela Price, pagam-se mais juros e amortiza-se menos no início do contrato. Com isso, o saldo devedor aumenta muito.
Com o Sacre (Sistema de Amortização Crescente), o mutuário abate mais rapidamente a dívida e o risco de inadimplência é menor.

Texto Anterior: País mantém cota de 50 mil para carros
Próximo Texto: Tailândia tem mididesvalorização cambial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.