São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator James Stewart morre aos 89

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

James Stewart, um dos mais amados atores da história do cinema nos EUA, morreu ontem de parada cardíaca, aos 89 anos, em sua casa em Beverly Hills, Califórnia, Costa Oeste do país.
Na quase totalidade dos 81 filmes em que atuou, Stewart representou personagens exemplares em termos de caráter. Ao contrário da maioria dos outros superastros norte-americanos, sua vida particular foi coerente com sua imagem pública: só se casou uma vez, serviu com distinção na Força Aérea de seu país e nunca se envolveu em escândalo de qualquer tipo.
Preferido de alguns dos mais importantes cineastas de Hollywood (entre eles Frank Capra, George Cukor e Alfred Hitchcock), ele tinha estilo de interpretação natural e despretensioso que reforçava a sua aparência de pessoa comum, vizinho do lado do espectador.
Respeitado por seus pares, ganhou um Oscar de melhor ator em 1940, por "Núpcias de Escândalo", e ficou entre os cinco finalistas outras quatro vezes. Em 1984, ganhou Oscar especial.
Os dois filmes mais famosos de Stewart foram dirigidos por Frank Capra, cujo centenário de nascimento se comemora neste ano (ele morreu em 1991). Capra se transformou numa espécie de ideólogo informal das massas dos EUA durante a Depressão dos anos 30 e o governo de Franklin Roosevelt (1933-1945), com suas comédias sociais otimistas e laudatórias do sistema político americano.
Uma delas, "A Mulher Faz o Homem", é até hoje lembrada com frequência por comentaristas políticos. Stewart é Smith, um líder escoteiro simplório indicado para substituir interinamente um senador recém-morto que chega a Washington encantado com os símbolos da democracia mas se decepciona ao deparar com o pragmatismo próximo da corrupção de seus colegas. Em vez de se acomodar ou de desistir, Smith resiste e, claro, vence.
O outro grande êxito de público da dupla Capra-Stewart é "A Felicidade Não se Compra", repetido à exaustão em todos os Natais em dezenas de emissoras de TV nos EUA. Aqui, Stewart é um pequeno empresário generoso e desprendido que se vê em tremendas dificuldades e, às vésperas do Natal, planeja o suicídio, do qual só desiste por graça de seu anjo da guarda.
Mas os papéis mais complexos que interpretou lhe foram dados por Alfred Hitchcock (1899-1980). Os dois trabalharam juntos pela primeira vez em "Festim Diabólico" e tiveram seus melhores momentos em "Janela Indiscreta" e "Um Corpo Que Cai".
James Stewart nasceu em 20 de maio de 1908 na pequena cidade de Indiana, Pennsylvania, Costa Leste do país, onde hoje existe um museu dedicado a ele.
Filho do principal comerciante local, estudou arquitetura na prestigiosa Universidade de Princeton, onde fez parte do grupo de teatro com Henry Fonda e optou pela arte dramática. Após curta passagem pela Broadway, começou a fazer cinema em 1935.
Casou-se em 1949 com Gloria McLean e teve quatro filhos.

Texto Anterior: Estudo nega elo de câncer e rede elétrica
Próximo Texto: América inocente se despede de seu maior símbolo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.