São Paulo, quinta-feira, 3 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França estuda aumentar impostos

MARTA AVANCINI
DE PARIS

O governo francês está estudando aumentar o imposto sobre as empresas para conter o déficit das contas públicas e financiar seus programas sociais.
A intenção foi anunciada ontem pela porta-voz do governo, Catherine Trautmann, que não detalhou como a taxação será aplicada.
"Estamos estudando a possibilidade de exigir um esforço adicional das empresas este ano", disse a porta-voz.
O governo vai apresentar um projeto de lei sobre o assunto à Assembléia Nacional em setembro.
A iniciativa visa gerar receita para que os socialistas possam dar conta das exigências internas e externas. Ambas são fundamentais para que a França cumpra os critérios de convergência previstos no Tratado de Maastricht e se habilite a participar do processo de unificação monetária em 1999.
O principal problema da França é reduzir o déficit público a 3% do PIB (Produto Interno Bruto) ao ano -teto previsto para os países aderirem ao euro, a moeda única européia.
Dados extra-oficiais projetam um déficit entre 3,3% e 3,7% em 1997, o que, em tese, deixaria o país de fora da moeda única.

Texto Anterior: Reino Uniddo taxa empresas privatizadas
Próximo Texto: Ossos achados devem ser de Che, afirma pesquisador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.