São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

O clima já foi melhor; Calote federal; Raciocínio esperto; Moedas de troca; Solução gringa; União gay; Ah, eu tô maluco!; Ofensiva parlamentar; Nome de confiança; Cartola mágica; Carona cara; Malabarismo verbal; Uma mão lava a outra; Vítima perfeita; Visita à Folha

O clima já foi melhor
FHC pediu a Malan que enquadrasse Gustavo Franco, que contrariou o presidente ao defender a privatização da Petrobrás e do Banco do Brasil. O diretor do BC não aceitou bem o puxão de orelhas do ministro da Fazenda.

Calote federal
FHC só manteve Mauro Costa na Suframa porque viu que o desgaste seria muito maior do que deixar de atender, pela segunda vez, a um pedido de Amazonino Mendes (PFL), que o ajudou valiosamente na reeleição.

Raciocínio esperto
Setores do PMDB vão tentar vender a FHC a idéia de que é melhor para ele que o partido não tenha candidato em 98. Do contrário, mesmo que tivesse uma votação baixa, poderia tornar o segundo turno inevitável.

Moedas de troca
Para não ter candidato em 98, o PMDB quer o seguinte de FHC: ajuda para a estruturação financeira das campanhas estaduais, mais cargos no governo e definição já da sua cota nos palanques dos aliados nos Estados.

Solução gringa
Para evitar polêmica, Michel Temer sugeriu ontem ao relator da lei eleitoral, Carlos Apolinário (PMDB), que copie a legislação norte-americana sobre uso da máquina pública pelos presidentes candidatos à reeleição.

União gay
O padre José Antônio Trasferetti, da única pastoral gay do Brasil, diz que a igreja deveria "abrir os olhos para uma realidade que existe, a de casais homossexuais que vivem juntos". "É um pena falar em cachorrada, doença e baixaria", diz.

Ah, eu tô maluco!
Abelardo Lupion (PFL-PR) comprou briga com militantes de direitos humanos. Apresentou à Câmara projeto para a construção de penitenciária na Amazônia para transferir 10 mil presos da região centro-sul.

Ofensiva parlamentar
Presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) faz reunião de lideranças do movimento "Agenda Parlamentar 97" na próxima terça, em sua casa, em Brasília. Os participantes rejeitam o nome "Reage, Câmara".

Nome de confiança
Por sugestão de Kandir (Planejamento), o deputado Rubem Medina (PFL-RJ) será o relator do projeto que cria o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). A comissão especial deve ser instalada na semana que vem.

Cartola mágica
Newton Cardoso (MG) vai a Washington na próxima semana oferecer a Itamar Franco a legenda do PMDB. Para que ele dispute o governo de Minas. Newtão só disputaria se a eleição fosse em apenas um turno.

Carona cara
FHC conseguirá uma boa economia na campanha de 98 se não tiver que pagar pelo avião presidencial. No mercado, o frete de uma aeronave similar com ida e volta no mesmo dia entre São Paulo e Brasília custa R$ 20 mil.

Malabarismo verbal
De Zé Dirceu, fazendo balanço sobre o PT: "O partido encontra-se tensionado, com fortes inclinações para o internismo e a estratificação de grupos, tendências e personalidades". Tradução: só olha para o umbigo.

Uma mão lava a outra
O governador Jaime Lerner (PDT), que deve entrar no PFL, receberá ajuda do partido para apressar a votação da autorização para o Paraná contrair empréstimo externo de US$ 1,6 bi. O assunto parou no Senado.

Vítima perfeita
Escalado para falar ao lado de Paulo Renato (Educação), em entrevista dos três anos de Real, Weffort (Cultura) levou a pior: nenhum pergunta foi dirigida a ele. Entrou e saiu calado.

Visita à Folha
O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PPB) visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de imprensa, Adilson Laranjeira.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Sandra Starling (PT-MG), sobre Miro Teixeira (PDT-RJ) e José Genoino (PT-SP) pedirem o apoio de Luís Eduardo (PFL-BA) para o movimento "Agenda Parlamentar 97":
- Isso é chamar a raposa para tomar conta do galinheiro. Luís Eduardo foi quem mais aviltou o mandato legislativo em sua gestão como presidente da Câmara.

Próximo Texto: Espírito democrata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.