São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Troca de nome de rua causa protesto

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Moradores da rua Suzana, no Jardim Independência (zona sudeste da cidade de São Paulo), estão revoltados com vereadores e prefeitura, que mudaram o nome da rua para José Eduardo Arana.
"Fui pego de surpresa. Estava entrando em casa anteontem quando vi o pessoal trocando o nome da rua", reclama Marco Canton, morador da rua há mais de dez anos.
"A Suzana é uma referência aqui no bairro e essa mudança vai gerar muitos transtornos."
A mudança pode provocar mais confusão ainda, porque a nova placa colocada perto da casa de Canton traz dois erros de grafia.
Num dos lados da placa, está escrito "rua José Eduardo Aranha" (quando o correto é José Eduardo Arana). No outro lado, foi grafado "rua José Eduardo Aarnha".
Os moradores e donos de estabelecimentos comerciais da rua estão organizando um abaixo-assinado pedindo que a prefeitura volte atrás na decisão.
"A mudança é um absurdo. É coisa de vereador que não tem o que fazer", afirmou Manuel Ferreira Cardoso, dono de uma empresa distribuidora de motores elétricos que funciona no número da 1.088 da rua.
"Vou ter que avisar aos fornecedores que a rua mudou de nome."
O vereador Brasil Vita (PPB) foi o autor do projeto de lei que, depois de ser aprovado pela Câmara Municipal e promulgado pelo prefeito Celso Pitta, mudou oficialmente o nome da antiga rua Suzana no último dia 13.
"O novo nome é uma homenagem ao tenista José Eduardo Arana", disse o vereador.
O tenista, morto num acidente de carro há cerca de dez anos, era filho do empresário José Arana, que tem uma indústria de algodão ao lado da antiga rua Suzana.
Pai
"Eu não pedi que mudassem o nome da rua. O vereador deve ter atendido ao pedido de alguém que quis fazer uma homenagem ao meu filho", disse José Arana.
O empresário afirmou que a mudança de nome não provoca nenhum transtorno aos moradores. "Nosso correio é eficiente. É só botar um carimbo na correspondência (com o novo nome da rua) que as cartas chegam", disse o empresário.
Ele está indignado com a reações dos moradores. "Será que eles não vêem que fiz muito pelo bairro? Dou empregos, mantenho uma creche para crianças. "
Arana disse que só ficou sabendo que o nome da rua havia sido alterado ontem ao meio-dia, quando foi informado da insatisfação dos moradores com a mudança.
Para acabar com a polêmica, o vereador Brasil Vita já estuda uma "solução salomônica".
Vita afirmou que vai pedir que apenas o trecho da rua que tem o formato da letra L tenha realmente o seu nome alterado. "Vou conversar com o Pitta sobre isso", disse Vita.

Texto Anterior: Como funciona o cartão de ônibus sem contato
Próximo Texto: Avião com 'Globeleza' cai na baía de Guanabara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.