São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação é de 1,42% em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação fechou o terceiro ano do Plano Real com forte aceleração. Os preços subiram, em média, 1,42% em junho na cidade de São Paulo, contra previsão inicial de apenas 1%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Esse aumento acentuado fez com que junho registrasse a maior taxa de inflação dos últimos 14 meses e que, pela primeira vez no Plano Real, o acumulado em 12 meses parasse de cair.
A inflação havia fechado maio com 0,55%. Na terceira quadrissemana de junho, estava em 1,36%.
Os dados da Fipe indicam taxa acumulada de 7,08% nos últimos 12 meses até junho, pouco acima dos 7,07% até maio. Em três anos de Real a inflação é de 66,95%.
Mesmo com a pressão do mês passado, a taxa de inflação está com forte desaceleração nos últimos três anos.
A Fipe registrou taxa de 32,31% no primeiro ano do Real, 17,84% no segundo e 7,08% no terceiro. No próximo deve ficar em 4%, segundo Heron do Carmo, coordenador do IPC da Fipe.
Pressão das tarifas
O governo foi o grande responsável pela alta da inflação em junho, segundo a Fipe. Sem os aumentos de tarifas, a inflação teria ficado em apenas 0,58%
Mas não foram apenas as tarifas que surpreenderam. O setor de alimentos, após queda de 1,37% em maio, subiu 0,93% em junho. Um dos destaques do setor foi o leite, que ficou 12% mais caro no mês.
O vestuário colaborou com a alta. Ao contrário do que ocorre tradicionalmente nesta época do ano, os preços não tiveram forte desaceleração, mas mantiveram tendência de alta (mais 2,69%).
A inflação deve cair para 0,50% em julho. Todos os fatores que forçaram a alta em junho devem pressioná-la para baixo, diz Heron.

Texto Anterior: Compra de aviões pesa no déficit
Próximo Texto: Mais um consórcio do celular sofre veto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.