São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paço Imperial recebe sete individuais

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Cinco artistas plásticos de São Paulo e dois do Rio apresentam a partir de hoje trabalhos recentes em exposições individuais no Paço Imperial (centro do Rio).
Leda Catunda, 36, expoente da Geração 80, faz sua primeira exposição individual em um espaço cultural do Rio.
Ela apresenta sete trabalhos inéditos, de grandes dimensões, que têm como ponto comum a discussão em torno da questão do suporte da pintura e suas características. As obras de Leda são volumosas e as pinturas se projetam para a frente da parede.
Fábio Miguez, 35, outro pintor de São Paulo, vai exibir 13 pinturas abstratas. Em seu trabalho, ele usa óleo e cera sobre a tela, sempre em cores claras que se mesclam com o branco da tela.
O trabalho da paulista Marina Saleme, 38, contrasta com as pinturas de Miguez. A artista mostra no Paço Imperial quatro pinturas a óleo inéditas, todas em cores fortes, alternando áreas de brilho e de opacidade.
A carioca Ana Muglia mostra em "Paisagem Pelo Avesso" pinturas sobre tela nas quais usa elementos como argila, cimento e ferro. A artista escava as camadas de tinta superpostas e cria um efeito interessante de sobreposição de texturas.
"Meu interesse é revelar uma paisagem que se oculta ao olho diante de uma aparente uniformidade", diz a artista.
Eduardo Sued apresenta na exposição "É Isso Aí" uma novidade em seu trabalho. Pela primeira vez o artista mostra um objeto -quatro ripas de ipê pintadas em cores fortes e afixadas em uma parede.
Sued apresenta também colagens de papel artesanal, "manchados" com cores pastéis. O artista define os trabalhos da exposição como "intervenções na parede".
Para a escultora, a exposição reflete sobre a escultura como um lugar para o pensamento e para a arte.
Marta Strambi, 37, também apresenta esculturas na exposição "O Oco e a Origem". Strambi usa o silicone como matéria-prima para seus trabalhos. Com o material, a escultora molda formas do corpo humano, que depois são modificadas.
Outra exposição interessante em exibição na cidade é a de pinturas de Miriam Jerusalmi, carioca radicada em Buenos Aires, que apresenta seus trabalhos na Casa de Cultura Laura Alvim (em Ipanema, zona sul do Rio).
Em "Os Visitantes", Jerusalmi se inspira em personagens da juventude dos anos 90 para criar pinturas de forte conteúdo expressionista. A exposição -a primeira individual da artista no Rio- mostra 16 trabalhos e permanece na Casa de Cultura Laura Alvim até 30 de julho.

Exposição: individuais de Leda Catunda, Fabio Miguez, Marina Saleme, Esther Grispun, Marta Strambi, Ana Muglia e Eduardo Sued
Onde: Paço Imperial (pça. 15 de Novembro, 48, centro, tel. 021/533-4491)
Quando: ter a dom, das 12h às 18h30; até 3 de agosto
Quanto: entrada franca

Exposição: Os Visitantes, pinturas de Miriam Jerusalmi
Onde: Casa de Cultura Laura Alvim (av. Vieira Souto, 176, Ipanema)
Quando: ter a sex, das 15h às 20h, sáb e dom, das 16h às 20h; até 30 de julho Quanto: entrada franca

Texto Anterior: MorumbiFashion Brasil define participantes
Próximo Texto: Gary Hill apresenta suas vídeo-instalações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.