São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens de Preto

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

O seriado "Arquivo X" especula. As comemorações dos 50 anos do "Caso Roswell" levantam novamente a velha suspeita. Mais da metade da população americana, em pesquisa recente, mostrou que acredita. Mas um filme que entrou anteontem em cartaz nos EUA chegou para confirmar: "eles" estão no meio de nós.
Com estréia nos cinemas brasileiros marcada para a próxima semana, o filme "Homens de Preto" ("Men in Black", ou simplesmente "MiB") não tinha hora mais apropriada para vir às telas.
Amanhã, 5 de julho, milhares de pessoas devem abarrotar ruas e hotéis da cidadezinha de Roswell (Novo México, EUA, 49 mil habitantes), para festejar a cinquentenária data da queda de um disco voador em uma fazenda da região (o governo nega, mas, dizem, a Força Aérea americana teria recolhido os destroços e os corpos dos ETs tripulantes).
Também amanhã, milhares de pessoas devem abarrotar os cinemas e engordar a bilheteria do primeiro fim-de-semana desta superprodução de Spielberg, dirigida por Barry Sonnenfeld e estrelada por Will Smith e Tommy Lee Jones (veja crítica do filme e entrevista com o diretor nesta página).
"Homens de Preto" é uma ficção científica com toques de humor que conta a história de misteriosos agentes secretos de uma organização mais secreta ainda, que monitora as atividades alienígenas de seres que vivem bem aqui, no nosso planeta.
Esses tais homens de preto do filme, ou MiB (da versão em inglês, men in black), foram tirados de uma antiga série de histórias em quadrinhos criadas por Lowell Cunningham nos anos 60, mas povoam o imaginário popular desde os tempos dos ETs de Roswell.
Na história da ufologia, o primeiro caso que parece se referir aos homens de preto foi o de Harold Dahl, um oficial da Força Aérea americana que diz ter visto um disco voador em forma de uma rosca na ilha Maury, em 1947.
Depois de ter relatado o fato a amigos e a um jornal local, Dahl teria sido procurado pelos MiB, para após isso desmentir o caso, adoecer e morrer esclerosado.
Reza a lenda que, quando uma pessoa testemunha o aparecimento de um disco voador ou tem algum contato com um ET, ela logo recebe a visita dos MiB.
Para o dia em que você vir um disco voador, preste atenção na descrição abaixo de como são e como atuam os misteriosos homens de preto.
Eles aparecem do nada e desaparecem sem deixar rastro. Os MiBs usam terno preto, gravata preta e camisa branca. Dão nomes falsos e apresentam crachás com símbolos irreconhecíveis.
Os MiB dizem pertencer a um serviço de investigação do governo, que mais tarde você descobre que nunca existiu.
Eles usam chapéu preto e têm a face bem pálida, fantasmagoricamente branca. Outra pista preciosa: os MiB só andam em linha reta.
Os homens de preto costumam levar a suposta testemunha dos ETs a uma "entrevista" num lugar isolado, de preferência em um quarto com muito pouca luz.
Depois do encontro com os MiB, as pessoas tendem a sofrer de problemas psicológicos, como depressão profunda, esquizofrenia e amnésia. Para uns, esse problema pode durar dias. Para outros, a recuperação pode não chegar nunca mais.

Texto Anterior: Seja cretino de graça e por correspondência
Próximo Texto: O QUE SE FALOU DE MiB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.