São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Batman & Robin

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Batman & Robin", quarto filme do homem-morcego nos cinemas, será assistido por dois tipos de espectador: o fã de cinema, em busca apenas de um bom entretenimento por duas horas, e o fã de Batman, que devora todos os gibis do herói. Em medidas diferentes, o filme deve agradar muito a ambos.
Como espetáculo cinematográfico, é uma paulada nos sentidos. Traz ação contínua, numa Gotham City deslumbrante, sem a sombria cenografia de Tim Burton nos dois primeiros filmes.
Efeitos sonoros e visuais impressionam, mas na medida certa, sem roubar cenas do elenco estelar.
Arnold Schwarzenegger como o vilão Mr. Freeze mostra mais uma vez ser um animal cinematográfico. Sua presença na tela é imponente, mesmo preso a uma fantasia desengonçada e a diálogos de puro clichê, do tipo "Hoje, Gotham! Amanhã, o mundo!".
A presença mais radiante acaba sendo Uma Thurman, que interpreta Nora Fries e dribla os clichês da vilã com a dose certa de deboche e sensualidade. Dá a impressão de estar se divertindo muito no papel e ganha o público.
No lado dos heróis, a ala jovem Chris O'Donnell (Robin) e Alicia Silverstone (Batgirl) empresta rostos e corpos bonitos às máscaras e trajes de látex, mas o grande acerto está na escolha de George Clooney para vestir o manto do morcego.
Se Michael Keaton não tinha corpo para ser herói, Val Kilmer não tinha voz. E a voz de um herói que aterroriza os bandidos precisa ser poderosa. Basta a primeira cena para perceber que o vozeirão de Clooney está na medida certa.
Apesar do carisma do ator, ainda há pouco espaço para Batman no filme. Como nos três longas anteriores, os vilões ficam com a maior fatia das cenas, e as brigas de auto-afirmação juvenil de Robin e Batgirl deixam a Batman apenas o papel do "paizão", o veterano combatente do crime que acompanha tudo com ar blasé.
Aí vale a pena lembrar do fã dos quadrinhos. Apesar de vibrar com o filme, por todas as razões já citadas, fica a frustração de ver Batman longe de ser o personagem principal da história.
Nem dá para culpar o diretor ou o roteirista. No gibi, Batman é o centro das atenções, mas sempre uma presença introspectiva. A transcrição de seus pensamentos é sua grande ponte com o leitor, mas fica mesmo difícil fazer isso na tela.
A série de longas de Batman melhora a cada episódio. Este prova que o ator perfeito já vestiu a batcapa. Só falta agora dar mais espaço a ele em "Batman 5".

Filme: Batman & Robin
Produção: EUA, 1997
Direção: Joel Schumacher
Com: Arnold Schwarzenegger, George Clooney, Uma Thurman, Chris O'Donnell, Alicia Silverstone
Onde: Liberty, Eldorado 2 e circuito

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Conheça os quatro filmes da série"Batman"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.