São Paulo, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê de Portugal ameaça renunciar

Governo sofre derrota no Parlamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Guterres, ameaçou ontem renunciar ao cargo se o Parlamento aprovar novas leis sobre financiamento dos governos regionais. O premiê disse que elas podem ameaçar a entrada do país na união monetária européia.
Três horas antes, os partidos de oposição haviam derrubado uma proposta do governo de aumentar os poderes dos governos regionais, mas sem aumento das verbas destinadas a eles, como quer a oposição de centro-direita.
"A lei (proposta pela oposição) vai sacrificar os portugueses com aumento brutal nos impostos e agravamento do déficit público, o que nos afastaria do caminho que temos seguido na Europa", disse o socialista Guterres em pronunciamento ao vivo em rede de TV.
A proposta da oposição deve ser votada em setembro. Guterres foi eleito em outubro de 1995 com a promessa de não aumentar impostos e colocar Portugal no primeiro grupo de países a adotar o euro, a moeda única da Europa, prevista para vigorar a partir de janeiro de 1999.

Texto Anterior: Lionel Jospin admite aumentar impostos
Próximo Texto: Cientistas acham 7ª ossada na Bolívia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.