São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

TVs pagas revivem luta por imagens

DA REPORTAGEM LOCAL

A "guerra" por imagens entre as TVs pagas, vivida no Campeonato Paulista deste ano, será retomada no Brasileiro, que começa hoje.
O campeonato já está bem dividido. As partidas de quinta e sábado, e as eventuais de terça-feira, são da Globo e Bandeirantes.
Os jogos de quarta e domingo ficam com a Sportv ou com a ESPN/Brasil, que estão em batalha judicial para ter exclusividade de transmissão entre as TVs pagas.
As TVs abertas mostram hoje os jogos Palmeiras x Fluminense (para Porto Alegre e Rio) e Grêmio x São Paulo, às 21h30.
Amanhã, é a vez de as TVs pagas transmitirem -o principal destaque é a partida entre Corinthians e Inter-RS. A ESPN/Brasil, que tem seu sinal na TVA e na Directv, e Sportv, canal da Net, Skytv e Multicanal, prometem exclusividade.
"Só sei que no domingo vamos ao Pacaembu fazer o jogo", afirma o diretor de esportes da TVA, José Trajano. Por outro lado, a Sportv acredita que o sinal será dela. "Nosso assinante terá as imagens", diz o diretor-geral da Globosat, Alberto Pessegueiro.
Por meio de liminares, ficou determinado que a Globosat transmitirá essa partida para o Rio, enquanto a ESPN/Brasil deve mostrá-la para o resto do país.
Em 91, a Sportv fez um contrato com o Clube dos 13, que reúne os maiores clubes do país. Dois anos depois, a TVA acertou com a CBF.
O impasse começou neste ano, quando a Globosat, junto com Globo e Bandeirantes, acertaram um novo contrato, enquanto a TVA exigia o direito de transmitir ao vivo os jogos, depois de ter assinado neste ano com o grupo dos 11 (produto de clubes grandes do país excluídos do Grupo dos 13).
A guerra de liminares entre TVA e Globosat deve seguir até horas antes dos jogos da primeira fase.
Uma possível solução judicial seria que os canais pagos cumprissem seus contratos transmitindo os confrontos entre os times com os quais mantêm contrato.
Ou seja, a Globosat/Sportv mostraria os jogos dos membros do Clube dos 13. E, por sua vez, a ESPN/Brasil passaria as partidas dos sócios do Clube dos 11. Quando houvesse cruzamento, a partida não seria transmitida.
Os canais vão investir em estatísticas e novos ângulos de câmera para atrair os telespectadores.
Com um mínimo de 12 câmeras por transmissão, a Bandeirantes pretende utilizar ainda a skycam, aparelho que é elevado por um cabo e acompanha o lance correndo "junto" com os jogadores.
Na transmissão da TVA, devem estar presentes, pelo menos, oito câmeras e mais duas minicâmeras.
Cada canal gerará sua imagem. "Fizemos um pool para fechar o contrato, mas não para as transmissões", afirmou Rubens Furtado, diretor da Bandeirantes.
Bandeirantes e Globo não transmitem os jogos para as cidades em que acontecem.

LEIA MAIS sobre o Brasileiro nas págs. 3-11 e 3-14

Próximo Texto: Pay-per-view faz estréia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.