São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estadual do Rio tem decisão conturbada

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Botafogo e Vasco começam a série de partidas que decide o Estadual do Rio sem saber se o resultado conseguido no gramado do Maracanã será corroborado pelos dirigentes.
O Flamengo, que não jogou as duas últimas partidas alegando que não poderia participar nas datas estipuladas pela Federação do Rio, entrou com recurso para enfrentar Americano e Vasco. Se o recurso for julgado procedente, a decisão pode perder a validade.
O meio-campo Djair, do Botafogo, resume o sentimento dos participantes do jogo de hoje, às 16h. "É uma decisão meio conturbada, mas evitamos comentar isso para pensar só na partida", declarou.
Não é só a decisão que é conturbada. O campeonato esteve suspenso por mais de um mês, pois os clubes que cederam jogadores à seleção brasileira se recusaram a jogar (veja texto ao lado).
No caso de as partidas finais efetivamente valerem para definir o campeonato, o Botafogo, que não é campeão há seis anos, leva grande vantagem sobre o Vasco. Precisa de dois empates para se sagrar campeão. O Vasco precisa de duas vitórias. Haverá um máximo de três partidas.
O Botafogo tem vantagem, segundo o regulamento da competição, por ter conquistado dois dos três turnos disputados. O Vasco ganhou o último, favorecido pela desistência do Flamengo.
Pressionado pelo regulamento, o Vasco precisa jogar ofensivamente hoje à tarde. Por isso, o treinador Antonio Lopes quer fazer com que sua equipe marque fortemente a saída de bola do Botafogo.
Lopes diz pretender explorar a velocidade de Edmundo, Pedrinho e Ramón para superar o favoritismo do Botafogo.
Normalmente conservador, Joel Santana, treinador do Botafogo, pretende utilizar ao máximo a vantagem. Ele disse que o objetivo da equipe é não errar. "Cada jogador vai tocar a bola e voltar para sua posição", disse Santana.
Depois de ficar na reserva durante quase todo o campeonato, sendo aproveitado apenas nas etapas finais das partidas, o xodó da torcida botafoguense, o atacante Dimba, vai ter a oportunidade de começar jogando hoje. O então titular, Sorato, deixou o clube e vai atuar no futebol turco.
No Vasco, o goleiro reserva da seleção brasileira Carlos Germano, sem contrato, vai jogar com um seguro feito para a decisão.
O Botafogo vai jogar com Vágner; Wilson Goiano, Jorge Luís, Gonçalves e Jefferson; Marcelinho Paulista, Aílton, Pingo e Djair; Dimba e Bentinho.
O Vasco entra em campo com Carlos Germano; Maricá, Odivan, Alex e Felipe; Luisinho, Fabrício, Juninho e Ramón; Pedrinho e Edmundo.

NA TV - Record, Bandeirantes, Globosat/Sportv e ESPN Brasil, ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Grêmio entrará em campo desfigurado
Próximo Texto: Campeonato esteve suspenso por pedido do Vasco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.