São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessões duram 50 minutos

RICARDO FELTRIN
DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE (RS)

Uma sessão de filosofia clínica se assemelha às sessões de psicoterapia tradicionais. A arquitetura e a decoração das clínicas também são semelhantes.
Na primeira sessão, o cliente toma contato com os princípios da terapia. A sessão dura 50 minutos.
A pessoa pode ficar sentada ou deitada numa poltrona ou divã. Pode também sentar no chão, sobre almofadas. A escolha é livre.
Nessas sessões, o cliente começa a lembrar passagens de sua vida, desde a mais tenra infância até os dias atuais. Esse relato é gravado -caso haja consentimento.
Se em uma sessão o cliente não quer falar, ele tem a opção de ir a uma sala onde poderá pintar, fazer uma escultura em argila ou tocar um instrumento. As sessões -que podem durar até seis meses- podem ter trilhas sonoras escolhidas pelo próprio cliente.
Perfil do "paciente"
O perfil da pessoa que procura a filosofia clínica é o mesmo dos pacientes de psicólogos e psiquiatras: pessoas de classe média, profissionais liberais e professores.
(RF)

Texto Anterior: Clientes aprovam 'tratamento'
Próximo Texto: Formações são diferentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.