São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos abre 28º Festival de Inverno

DA FOLHA VALE

Cerca de 1,5 milhão de turistas são esperados durante o 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começa neste fim-de-semana.
Durante a temporada de inverno, a cidade, a 175 km de São Paulo e com 40 mil habitantes, se transforma no endereço da estação.
A natureza e o clima da montanha dividem os espaços e roteiros com muita agitação.
História
Foi esse clima que agradou aos primeiros donos das terras, quando, no século 18, o local fazia parte do caminho do ouro retirado das Minas Gerais.
Mais de cem anos depois, as terras da Mantiqueira foram adquiridas pelo brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão e ficaram conhecidas como os "campos do brigadeiro Jordão".
O nome não mudou mesmo depois de Matheus da Costa Pinto fundar o povoado de São Matheus do Imbiri -onde hoje está a Vila Jaguaribe.
Em 1874, a vila já possuía uma pensão que atraía visitantes.
Na virada do século, a cidade foi descoberta para tratamento da tuberculose, com a abertura da estrada de ferro pelo sanitarista Emílio Ribas para o transporte dos doentes.
Foi a época dos sanatórios -que trouxeram para a cidade Nélson Rodrigues, Paulo Dantas e Monteiro Lobato, que veio acompanhar um filho doente, entre outras personalidades. Com o fim dos sanatórios, a cidade descobriu o turismo.
Campos do Jordão fica a 1.700 m acima do nível do mar. A temperatura média da cidade é 13,4°C. Mas, no inverno, o frio é mais intenso. A temperatura mínima registrada no último mês de junho foi - 3,3°C.
Há 70 hotéis e pousadas, com 5.600 leitos, e 5.000 casas de veraneio. Campos tem 50 restaurantes.

Texto Anterior: Show marca novo feriado de São Paulo
Próximo Texto: Evento terá dez orquestras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.