São Paulo, domingo, 6 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bastidores da casa

MARCELO LIMA

Praticidade e limpeza fazem o estilo das áreas de serviço
Em nenhum outro ambiente da casa a funcionalidade parece se sobrepor tanto à decoração como na área de serviço.
Além de lavanderia, ela funciona muitas vezes como depósito. Um bom planejamento e equipamentos adequados tornam-se, assim, essenciais para a execução das tarefas domésticas e podem contribuir para conferir ao espaço um visual agradável.
Para o arquiteto Marcos Belinazzi, da Elgin, o primeiro fator a ser considerado é a distribuição dos móveis no ambiente. "Armários e gaveteiros devem ser dispostos de forma a não obstruir a circulação e, ao mesmo tempo, agilizar as atividades", explica.
Segundo ele, o ideal é ter o equipamento de lavagem e secagem embutidos e empregar móveis retráteis, que ocupam lugar apenas quando estão em uso.
Para o arquiteto Leonardo Junqueira, do escritório Pianni Design, existe uma tendência hoje de fundir a área de serviço à cozinha, principalmente nos pequenos apartamentos. "Quando isso ocorre, é conveniente seguir o mesmo padrão de pisos e revestimentos nos dois ambientes", diz.
Como recurso para ampliar pequenas áreas, Junqueira sugere o emprego de tons claros, que podem ser acompanhados por objetos utilitários em cores contrastantes. Segundo o arquiteto, o mercado oferece diversas opções em utilitários decorativos para áreas de serviço.
Mas é preciso cuidado na hora da escolha. "Materiais como plástico e alumínio são ideais. Numa área de serviço, tudo o que é empregado deve ser prático e resistente, levando em conta que, antes de tudo, essa é a parte funcional da casa", afirma Junqueira.

Texto Anterior: Elas conhecem o corpo masculino?
Próximo Texto: Para montar sua área de serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.