São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenário submarino atrai em "Sphere"

ADRIANE GRAU
DA ENVIADA ESPECIAL

Prestes a gritar "corta!" pela última vez no set de seu novo filme, Barry Levinson faz mistério sobre alguns detalhes de "Sphere".
Recusa-se a dizer se Sharon Stone e Dustin Hoffman viverão um romance na tela. Também não conta se algum ator teve medo de enfrentar o mundo submarino.
Ao contrário de seus sucessos anteriores, "Rain Man" e "Sleepers", "Sphere" está sendo filmado a poucos quilômetros da casa de Levinson, em San Raphael. Segundo ele, isto é apenas uma coincidência. "Precisávamos de muito espaço para construir o set, e Mare Island estava disponível", diz ele.
O cenário, no caso, são cinco tanques de água com 23 metros de diâmetro e até 8 metros de profundidade, aquecidos a 29ºC. "De manhã, dá um pouco de preguiça de entrar, mas depois que já estou lá embaixo gosto da calma", diz Sharon Stone.
Ela faz o papel de uma bióloga marinha que lidera o time de pesquisadores encarregados de encontrar uma esfera enterrada no fundo do oceano Pacífico há 300 anos. Por causa do efeito psicológico que a nave tem sobre a equipe, o psicólogo Norman Goodman (Dustin Hoffman) também está a postos. Por sua vez, o matemático Harry Adams (Samuel L. Jackson) tem que lidar com a lógica infantil de ETs submarinos.
Os atores e seus dublês passaram juntos 4.200 horas embaixo d'água, desde que o filme começou a ser rodado, em 17 de março.
O cenário foi idealizado por Norman Reynolds, que recebeu dois Oscars por "Guerra nas Estrelas" e "Os Caçadores da Arca Perdida". Ele conta que teve que reaprender seu ofício para inventar as naves de "Sphere". "A pressão da água e a resistência dos materiais são novidade para mim", diz.
(AG)

Texto Anterior: 'Filmar na água é como ficar nua', diz Stone
Próximo Texto: Veja as alterações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.