São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pirata gera problemas

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

Conhecer a origem dos programas é um bom começo para salvaguardar os dados. Entre outras coisas, significa que programas piratas não devem ser usados.
Além de seu uso ser crime, as cópias ilegais muitas vezes incluem alterações feitas pelos piratas para que as cópias funcionem.
Dependendo do software, essas alterações podem interferir diretamente no disco, provocando resultados imprevisíveis.
O software pirata muitas vezes inclui ainda outro inconveniente: os vírus.
Assim como os vírus biológicos, os vírus de computador são "organismos" minúsculos, que utilizam os recursos de um hospedeiro para se desenvolver e multiplicar.
Sua disseminação acontece através de disquetes ou por redes -locais ou até mesmo a Internet.
Em situações especiais (como a ocorrência de uma data específica), alguns vírus passam a atuar de forma destrutiva, normalmente arruinando o sistema de arquivos do disco rígido, que "perde" seus dados.
Existem vacinas para combater os vírus. Entre os principais antivírus, estão o "Norton Antivírus" (da Symantec), o "VirusScan" (McAfee) e o "F-Prot" (Maple). Versões para avaliação estão disponíveis grátis na Internet.
(PFSJ)

Texto Anterior: Software ajuda a arrumar disco
Próximo Texto: Programa muda partição com dado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.