São Paulo, quarta-feira, 9 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"OS/2" torna computador mais democrático

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

O "OS/2 Warp", sistema operacional da IBM para microcomputadores, prima pela liberdade de escolha do usuário.
Ele permite que sejam usados diferentes sistemas operacionais em um mesmo disco rígido (um de cada vez), cada um instalado em uma partição diferente.
A seleção de qual será ativado acontece no momento em que o computador é inicializado, por meio do programa "Boot Manager", que exibe na tela um menu com as opções disponíveis.
O sistema permite a troca de informações entre as partições, mesmo que tenham sistemas de arquivos diferentes, fazendo as conversões necessárias.
Além disso, mesmo que o usuário opte por trabalhar com o próprio "OS/2 Warp", tem a escolha de abrir mão de seu sistema de arquivos nativo, o HPFS (sigla em inglês para sistema de arquivos de alta performance), em favor da FAT (sigla em inglês para tabela de alocação de arquivos), usada pelo MS-DOS e pelo "Windows".
"A vantagem do HPFS é que ele garante uma melhor performance em discos grandes", explica Artur Alberto Hintze, 25, especialista de sistemas da IBM.
"Em discos grandes -que já viraram o padrão do mercado-, a grande quantidade de clusters atrapalham a FAT", diz Hintze.
Segundo ele, a fragmentação de arquivos é muito pequena no "OS/2". A IBM inclusive recomenda que não seja feita a desfragmentação de partições com FAT operando sob o "OS/2".
O "OS/2 Warp" também inclui o ISS (sigla em inglês para sistema de arquivos instalável), que permite ainda o uso de um sistema de arquivos feito por qualquer pessoa para o "OS/2 Warp".
A IBM oferece toda a documentação necessária para o desenvolvimento de um sistema de arquivos para o "OS/2".
"Mesmo assim, ainda ninguém fez nada para o 'OS/2' que superasse o próprio HPFS", segundo Hintze.

Texto Anterior: 'Windows 95' diminui espaço desperdiçado
Próximo Texto: 'Infinite Disk' abre mais espaço no disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.