São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários prevêem alta do desemprego

ROGÉRIO ORTEGA
DA REDAÇÃO

O otimismo demonstrado pelo empresariado na pesquisa do Datafolha para o Folha 500 em relação à estabilidade econômica e à manutenção de baixos índices de inflação desaparece quando o assunto é a criação de novos postos de trabalho ainda neste ano.
Na pesquisa por setores, as empresas de informática têm o maior percentual de descrentes da criação de novas vagas para trabalhadores no segundo semestre (59%). Não houve grandes oscilações em relação ao ano anterior.
As perspectivas no terceiro ano de Real não diferem muito das avaliações feitas no segundo aniversário do plano. Em 1996, 54% dos entrevistados achavam que o desemprego recrudesceria.
Reestruturação
Os números apontam para a percepção do que o ministro Paulo Paiva, do Trabalho, chama de reestruturação da atividade econômica no país, com a migração dos empregados da indústria para o setor de serviços e o consequente aumento do contingente de trabalhadores informais (sem carteira assinada).
As medidas de contenção do consumo que vêm sendo tomadas pelo governo ao longo dos últimos meses, e que desagradam aos empresários (leia texto na página 36), têm estimulado essa tendência à informalização.
Outro ponto que pesa contra a redução do desemprego é a grande procura por novas vagas, que está esbarrando em uma oferta insuficiente. Dados do Ministério do Trabalho indicam que, até 2005, o país deve registrar uma pressão da demanda por empregos, devido ao grande percentual da população brasileira que terá entre 18 e 39 anos nesse período.

Texto Anterior: Cyclades registra alta com provedores
Próximo Texto: Qualificação é mais exigida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.