São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Imbatível' no Rio, Joel busca outros ares

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Primeiro técnico a se sagrar campeão do Rio pelos quatro principais clubes do Estado, Joel Santana, 48, pretende agora ampliar seu raio de ação no futebol brasileiro.
"Fechamos nosso ciclo. É hora de plantar em outras regiões", disse o técnico à Folha, logo após a conquista do título estadual de 97 pelo Botafogo, anteontem à noite, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, no Maracanã.
Anteriormente, Santana havia sido campeão do Estado pelo Vasco (em 92 e 93), pelo Fluminense (em 95) e pelo Flamengo (em 96). Além disso, ganhou o Campeonato Baiano em 94, dirigindo o Bahia.
Ele conquistou, assim, seu sexto título estadual em seis anos.
O treinador afirmou ter tido "vários convites" para trabalhar em equipes de São Paulo no início do ano, mas que preferiu ficar no Botafogo, com o qual já tinha um acerto. Ele disse que ficará no clube até dezembro, quando termina seu contrato.
Para Joel Santana, a paralisação do Estadual por mais de um mês prejudicou sua equipe. "Numa parada, quem está na frente sempre leva o prejuízo."
Segundo ele, isso se refletiu na atuação do Botafogo na primeira partida das finais, quando foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0.
O torneio foi paralisado a pedido do Vasco, que havia cedido quatro jogadores às seleções brasileiras principal e juvenil.
Santana disse acreditar que a vantagem de quatro pontos -bonificação por ter vencido dois turnos, contra um do Vasco- na decisão exerceu uma pressão psicológica sobre os jogadores botafoguenses, que também repercutiu na primeira partida.
"Era muita vantagem, muita gente falando que já éramos campeões. Mas perdemos quando podíamos perder."
Estofo
O presidente do Botafogo, José Luiz Rolim, disse que o time será reforçado para o Brasileiro.
"Vamos partir com o estofo de campeões do Rio", disse Rolim.
O primeiro contratado é o atacante Sinval, ex-Sion (Suíça), que jogou pelo clube em 93.
Rolim ficou eufórico com o título estadual. "Fomos campeões sem um único pênalti a nosso favor em todo o campeonato."

Texto Anterior: Criciúma; Corinthians
Próximo Texto: Dimba quer tranquilidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.