São Paulo, sexta-feira, 11 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Deep Purple faz 30 anos e relança obras

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O Deep Purple começa a comemorar os seus 30 anos de carreira com o relançamentos de seus melhores trabalhos em edição remasterizada e com faixas bônus, muitas delas nunca antes lançadas.
A série foi iniciada no final do ano passado com o relançamento na Europa do clássico "In Rock", de 1970, que deve estar à venda nos Estados Unidos ainda em maio.
Outros dois clássicos, "Fireball" (1971) e "Machine Head" (1972), são os próximos da lista. A série deverá ser encerrada no primeiro trimestre do ano que vem, no trigésimo aniversário de criação da banda, com um novo CD de estúdio da atual formação.
Os CDs escolhidos fazem parte da chamada fase clássica do Deep Purple, que tinha em sua formação Ian Gillan (vocais), Ritchie Blackmore (guitarra), Roger Glover (baixo), Jon Lord (teclados) e Ian Paice (bateria).
"In Rock" marca a verdadeira estréia de Gillan e Glover e inaugura a fase hard rock da banda (o trabalho anterior, "Concert for Group and Orchestra", de 1970, foi o último suspiro do então Deep Purple progressivo).
Como presente para os fãs, a nova edição traz sete faixas bônus, sendo duas inéditas, "Cry Free" e "Jam Steel". Há ainda dois remixes de "Black Night" e "Speed King". Já o CD "Fireball" foi lançado em abril somente no Japão, com nove faixas a mais, contendo versões alternativas para a faixa título, entre outras.
As edições européia e norte-americana devem sair até agosto, provavelmente com menos bônus
"Machine Head" sai no segundo semestre no Japão (existe a possibilidade de haver um lançamento mundial). Sabe-se de antemão que, entre as faixas bônus, estarão versões alternativas e remixes de "Smoke on the Water" e "When a Blind Man Cries".
Outros lançamento previstos para 1998 são "Made in Japan", ao vivo original de 1973, e "Who Do We Think We Are".
(MM)

Texto Anterior: "Quadrophenia" volta a unir Who
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.