São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
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Infraero anuncia investimento em segurança

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Infraero anunciou ontem, dois dias depois do acidente com o avião da TAM, um programa de investimentos em equipamentos para melhorar o controle de embarque de bagagem e passageiros em 67 aeroportos.
Atualmente, apenas oito desses aeroportos possuem todos os equipamentos recomendados pela Icao (organização internacional de aviação civil) para evitar o embarque de objetos perigosos, como o que supostamente causou o acidente com o avião da TAM, segundo as investigações.
O investimento, de R$ 9,65 milhões, não será imediato, mas distribuído ao longo deste e do próximo ano. A empresa, superavitária, lucrou R$ 25 milhões no ano passado, para um faturamento de mais de R$ 900 milhões. Desse total, R$ 470 milhões foram investidos na ampliação e manutenção de aeroportos, segundo a Infraero.
Os aparelhos
Os aparelhos que compõem o equipamento de segurança são detectores de metais manuais e fixos e máquinas de raios X para bagagem de mão e de porão (despachada anteriormente).
Atualmente, seis aeroportos não possuem nenhum desses equipamentos, 42 possuem apenas os detectores de metais e 19 possuem algum tipo de raios X.
Agora, a Infraero pretende equipar todos os aeroportos sob sua gestão com máquinas de raios X, sendo que em 51 deles haveria os dois tipos desse equipamento.
O representante da Icao para a América Latina, o brasileiro Paulo Hegedus, disse ontem, do Peru, que, diante dos poucos recursos disponíveis no Brasil, os aeroportos do país são "satisfatoriamente seguros".
"Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) são considerados os mais seguros da América do Sul. Pode ser que o Brasil tenha algumas brechas nesse assunto, mas o país não é alvo de ações de terrorismo, o que minimiza o problema."
A Icao é responsável pela normatização e pelo controle da aplicação das normas de segurança na aviação mundial.
Mas, segundo Hegedus, "é muito difícil para a entidade fiscalizar a existência de equipamentos nos vários países".

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