São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997 |
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Toyota também fará "popular" no Brasil Decisão deverá ser anunciada logo ARTHUR PEREIRA FILHO
O primeiro é o carro médio Corolla. Começa a sair da linha de montagem da fábrica de Indaiatuba (SP) em outubro de 98. A Toyota anunciou investimento inicial de US$ 150 milhões para produzir 15 mil Corollas por ano. Para fabricar 100 mil veículos pequenos por ano no Brasil, a Toyota teria de investir entre US$ 600 milhões e US$ 800 milhões adicionais, calcula Hiroyuki Okabe, diretor-superintendente no Brasil. "Os estudos estão bem adiantados", diz Okabe. Mas a a palavra final, ressalva, será da matriz, que também avalia projetos de novos investimentos em outros países, como Índia e China. "A Toyota não pode ficar fora do segmento de carros pequenos no Brasil", afirma Okabe. A montadora deve produzir no país o sucessor do carro compacto Starlet, fabricado no Japão. A empresa não pretende construir nova fábrica no Brasil para fazer o carro "popular". Vai ampliar a unidade de Indaiatuba para receber a nova linha de montagem. Volta ao Japão Okabe acaba de ser promovido. Após quatro anos no Brasil, volta ao Japão para ocupar o cargo de diretor comercial da divisão da Toyota para as Américas. Será responsável pelas vendas nos EUA, Canadá, América Latina e Caribe, que representam cerca de 30% das 4,3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Para a Toyota brasileira foi indicado Shoji Shimo, atualmente gerente de vendas para a América Latina e Caribe. Segundo Okabe, a disposição da Toyota de fazer investimentos no Brasil aumentou nos últimos dois anos. "Há mais confiança e maior conhecimento sobre o potencial do mercado brasileiro", afirmou o executivo. Texto Anterior: Exportação cresceu 14% no mês passado Próximo Texto: Caixa terá de corrigir FGTS com 44,8% Índice |
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