São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filipinas tem passado de instabilidade

DA REDAÇÃO

Os nomes de origem espanhola dos principais líderes filipinos não deixam esquecer a influência ibérica no país asiático.
As ilhas foram descobertas pelo navegador Fernão de Magalhães, em 1511. Ele as batizou em homenagem a Felipe 2º, da Espanha.
As Filipinas permaneceram sob domínio espanhol até 1898, quando passaram para o controle dos Estados Unidos. A independência só vem em 1945.
O país mantém uma razoável democracia até 1972, quando o presidente Ferdinand Marcos instaura a lei marcial com a justificativa de combater a guerrilha comunista.
Em 1983, o líder oposicionista Benigno Aquino tenta voltar ao país e é assassinado no aeroporto de Manila. Nas eleições de 1986, a oposição se une em torno de Corazón Aquino, viúva de Benigno.
O governo confirma a vitória de Marcos nas eleições, denunciadas pela oposição como fraudulentas.
Isolado e sem apoio norte-americano, Marcos é forçado a deixar o país, e Aquino assume o governo. Apesar de várias tentativas de golpes, a presidente completa seu mandato e empossa seu sucessor, o general Fidel Ramos, chefe das Forças Armadas.

Texto Anterior: Indonésia é o 4° país mais populoso
Próximo Texto: Diversidade é característica da Malásia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.