São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado confirma derrota do governo

PRI perdeu maioria absoluta na Câmara

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Institucional Revolucionário (PRI), no poder há 68 anos, perdeu pela primeira vez a maioria absoluta na Câmara dos Deputados do México, confirmaram ontem resultados oficiais.
Apesar de a apuração já ter terminado, foram estabelecidos até agora apenas os resultados das cadeiras eleitas por sistema distrital -das 500 cadeiras da Câmara, 300 são escolhidas por voto distrital e 200 por sistema proporcional.
Para que tivesse mantido a maioria absoluta, o PRI deveria ter eleito ao menos 167 dos 300 deputados eleitos por voto direto e ter obtido no mínimo 42,2% dos votos da eleição realizada no domingo.
O partido governista ficou próximo da marca mínima -obteve 164 cadeiras. O Partido da Revolução Democrática (PRD -centro-esquerda) ficou com 70 cadeiras. Em terceiro, veio o Partido da Ação Nacional (PAN -conservador), que elegeu 65 deputados.
O PRI não perdeu apenas seu domínio na Câmara. A Prefeitura da Cidade do México (a capital) foi conquistada por Cuauhtémoc Cárdenas (PRD).

Texto Anterior: Suíça bloqueia mais contas de argentinos
Próximo Texto: Simpson diz que não vai mais trabalhar; Convocada greve geral na Argentina; Ucrânia aponta novo primeiro-ministro; Polícia da Índia mata dez em manifestação; ONU relata massacres de hutus no ex-Zaire; Confrontos em Hebron deixam 24 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.