São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT conclui apuração de denúncia e vê desvio ético

DA REPORTAGEM LOCAL

A comissão de sindicância do PT que investiga denúncias de irregularidades envolvendo o partido e a empresa Cpem (Consultoria para Empresas e Municípios) deverá apresentar seu relatório final até terça-feira.
Os membros do partido que apuram as acusações do economista Paulo de Tarso Venceslau passaram o fim-de-semana desenvolvendo as conclusões sobre o caso.
Segundo a Folha apurou, o relatório deverá recomendar a instalação de Comissões de Ética para analisar a participação do advogado Roberto Teixeira e do próprio Venceslau no episódio.
Na avaliação de membros da comissão, Venceslau errou "ao colocar pessoas no pelourinho". O economista acusou Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras lideranças do partido, de conivência com o esquema de corrupção.
Segundo as acusações, Teixeira, compadre de Lula e dono da casa onde vive o líder petista, beneficiaria a Cpem com contratos sem licitação com prefeituras do PT.
Depois de 43 dias de trabalho e de 35 testemunhas ouvidas, a comissão acredita ter descoberto um esquema envolvendo empresas de consultoria fiscal que, segundo os petistas que apuram o caso, agiriam como um cartel.
Funcionários da Secretaria da Fazenda do Estado também estariam envolvidos nas operações, que incluiriam fraudes e falsificações de documentos.
O relatório será entregue à Executiva Nacional do partido e ao Ministério Público. A comissão é formada pelo deputado federal Hélio Bicudo (SP), pelo vereador José Eduardo Martins Cardozo (São Paulo) e pelo economista Paul Singer.

Texto Anterior: Governo deixa de contribuir para fundo de pensão do BC
Próximo Texto: Excluídos são 59% da população do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.