São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como a pesquisa foi feita

DO DATAFOLHA

Para investigar a distribuição dos grupos da classificação social em outras regiões do país, o Datafolha aplicou os critérios utilizados na pesquisa sobre as condições de vida do paulistano, no banco de dados do último levantamento nacional, feito entre 18 e 20 de junho.
Tomando-se como variáveis de referência os parâmetros ABA/ABIPEME, o grau de escolaridade do entrevistado e sua renda familiar mensal, chegou-se por meio de análise de clusters, aos cinco segmentos que já haviam sido verificados na cidade de São Paulo: elite, batalhadores, remediados, decadentes e excluídos.
A análise de clusters é uma técnica estatística que possibilita a subdivisão da amostra em grupos internamente homogêneos e diferentes entre si.
Os resultados possibilitam quantificar a ocorrência desses estratos na população brasileira e suas respectivas predominâncias em determinadas regiões. Além disso, fornecem subsídios valiosos para uma melhor compreensão dos contrastes que existem nos principais Estados e capitais.
A pesquisa ouviu 15.688 pessoas em 411 municípios. A margem de erro desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A coordenação geral do trabalho esteve a cargo de Mauro Francisco Paulino e Alessandro Janoni Hernandes. As técnicas de processamento foram aplicadas pelo estatístico José Reinaldo Riscal. A direção do Datafolha é de Eneida Nogueira.

Texto Anterior: Excluídos são 59% da população do país
Próximo Texto: FHC lidera em todos os grupos e regiões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.