São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

'Importado' chega a ser 140% mais caro

JULIANA GARÇON
DA REPORTAGEM LOCAL

As franquias estrangeiras de serviços concorrem com os tradicionais prestadores de serviços nacionais, mas não contribuem para a estabilização ou queda de preços.
Pesquisa realizada pela Folha em nove setores mostrou que essas franquias têm preços acima dos cobrados por prestadores de serviços independentes. E nem por isso deixam de fazer sucesso.
A Sapataria do Futuro, por exemplo, abriu 27 lojas desde 94, quando entrou no país. A American Leak Detection tem 15 unidades. A lavanderia Dryclean, que entrou em 97, tem duas lojas em funcionamento e nove em obras.
Os consumidores são atraídos pelas conveniências oferecidas pelos serviços de "grife".
Os prazos para a execução dos serviços, em geral, são menores. Dependendo do estrago, a Auto-Express pode reparar riscos em carros em uma hora. A Sapataria do Futuro faz alguns consertos em calçados ou roupas em uma hora.
O visual é outro ponto a favor dos serviços estrangeiros. As franqueadas têm ambientes padronizados, limpos e bonitos. Oficinas mecânicas e sapatarias de bairro muitas vezes não têm aparência das mais atraentes.
A localização privilegiada dessas franquias também serve de chamariz. Shoppings e galerias de supermercados são pontos utilizados por essas lojas, que poupam o cliente de chateações como achar lugar para estacionar o carro.
Quem quer levar um item para o conserto ou para a lavanderia tem problemas com horário: quando sai de casa para o trabalho, as lojas ainda não abriram. Quando volta, já fecharam. Assim, é cômodo ter perto do trabalho, em regiões centrais, uma loja de serviços.
Além disso, em diversos bairros, serviços artesanais como os de costureira ou sapateiro estão em extinção. As franquias estrangeiras de serviços ocupam esse vácuo.
A estrutura das redes de franquia lhes permite ter tecnologia, equipamentos e materiais de primeira linha que, frequentemente, assemelham-se aos usados na produção da mercadoria. Assim, oferecem acabamento de qualidade.
Sem precedentes
Há ainda serviços de franquias estrangeiras sem similares no país.
A detecção eletrônica de vazamentos, da American Leak Detection, é um exemplo. A empresa promete encontrar vazamentos de água, esgoto ou gás sem quebrar chão ou parede. O preço é salgado -em torno de R$ 300-, mas o método de tentativa e erro -quebrando até encontrar- pode ser mais penoso e até mais caro.
A Worldwide ocupa um nicho ainda pouco conhecido: revitalização e restauração de banheiros e cozinhas. Faz limpeza profissional ou troca de azulejos, piso, bancada, gabinete, cuba e metais.
O alinhamento computadorizado para veículos oferecido pela Midas, que tem quatro unidades, não tem concorrente direto.
Mercado fechado
O consultor Paulo César Mauro, da PCM Franchise, que presta assessoria para companhias que querem abrir franquias no Brasil, lembra que até há pouco tempo o país estava fechado para essas franquias. Por isso, diz, o consumidor não tinha alternativas.
"As franquias trazem técnicas e estratégias de marketing de mercados competitivos e exigentes, como Estados Unidos e Europa."
Para comparar as taxas das franquias internacionais com as dos profissionais convencionais, a Folha pesquisou itens básicos, usados como referência. A reportagem não pretende ser uma pesquisa científica -serve apenas como termo de comparação para questionar a pressão exercida pela entrada das empresas estrangeiras no setor de serviços.

Texto Anterior: Consumidor paga mais para ter comodidade em shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.