São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Nova poupança é alternativa atraente

DA REPORTAGEM LOCAL

A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a operar na última quinta-feira a Poupança de Crédito Imobiliário (PCI), novo sistema de financiamento para compra de imóveis que substitui a antiga Poupança Azul Imobiliária.
A principal diferença entre as duas é o prazo necessário para a formação da poupança que garante o financiamento. Na antiga, era de 36 meses; na PCI, são 12. Já o prazo para pagamento do financiamento varia de 10 a 15 anos.
Podem ser comprados imóveis residenciais e comerciais. O financiamento também poderá ser usado para construção, reforma ou ampliação de imóveis por quem já tem outro imóvel em seu nome.
O poupador poderá usar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou qualquer outro recurso próprio para complementar o pagamento do imóvel.
Para obter o financiamento, é preciso fazer depósitos mensais (veja valores no quadro ao lado) por um ano. Depois desse período, haverá um sorteio para definir o mês em que será liberado o dinheiro -o que ocorrerá entre o 13º e o 24º mês após o primeiro depósito.
Quem aderir à PCI nessa semana, por exemplo, vai ter o financiamento liberado entre agosto de 98 e julho de 99.
Caso o financiamento não seja utilizado em até 36 meses após a primeira prestação, o beneficiado vai ter que comprovar rendimentos e capacidade de pagamento para utilizar o sistema.
Rendimentos e prestação
O dinheiro depositado renderá conforme a poupança tradicional: TR (Taxa Referencial) mais 6% ao ano. Ele ficará retido na poupança por três anos, contados a partir do primeiro mês de depósito.
Terminado esse período, o poupador poderá utilizá-lo somente para abater o saldo devedor ou antecipar pagamento de prestações.
As mensalidades começam a ser cobradas no primeiro mês após o fechamento do negócio. Os juros serão de 12% ao ano mais a TR.
O valor das prestações no primeiro ano deverá ser o mesmo do dos depósitos, acrescido do seguro do imóvel, que fica hoje em torno de 5% do valor da prestação.
A CEF, no entanto, estuda reduzir o valor do seguro, segundo Cristiano Ferraz, 28, gerente de mercado da CEF em São Paulo.
Onde procurar
Os interessados em obter financiamento devem se dirigir a qualquer agência da CEF.
Não serão admitidos atrasos nos depósitos, o que acarretará na transformação da PCI em poupança normal. O poupador, tem liberdade para escolher em que dia vai depositar o dinheiro -podem ser dias diferentes em todos os meses.
Uma das vantagens da PCI é que não é preciso apresentar comprovante de rendimentos. "A comprovação de que há capacidade de pagamento das prestações será o próprio depósito", diz Ferraz.

LEIA MAIS sobre as alterações no financiamento nas págs. 6-9 e 6-10

Próximo Texto: Bancos devem oferecer opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.