São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas regras exigem cautela de consumidor

CLEIDE FLORESTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Banco Central anunciou no último dia 4 diversas mudanças nas regras dos consórcios imobiliários. O prazo dos grupos passou de 100 para 180 meses. Além disso, o crédito poderá ser usado para compra, construção ou reforma de imóveis comerciais novos ou usados e aquisição de terrenos.
A nova regulamentação, favorece o consorciado -dilatando o prazo de pagamento e dando mais flexibilidade ao uso do crédito-, mas exige mais atenção na hora de fechar um contrato.
Isso porque, com as mudanças, as administradoras ganharam maior liberdade de ação. A taxa administrativa e o fundo de reserva, por exemplo, estão livres de regulamentação.
Esses índices devem ser estipulados no contrato, assim como o prazo do consórcio, o valor do seguro de vida, as taxas bancárias e o índice de correção das prestações.
Atenção
A administradora também fica livre para estipular a área de compra do consorciado, que antes podia ser em qualquer parte do país. Quem pretende comprar uma casa em outro Estado deve ficar atento.
Em função dessas liberações, a concorrência entre as empresas deverá crescer ainda mais. Cabe ao interessado pesquisar qual a melhor oferta, mas sem acreditar em propostas muito atraentes.
A taxa administrativa, que antes era de no máximo 12%, deverá subir. "Essa taxa era o principal entrave do setor", afirma Vitor Bonvino, 46, presidente da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio).
O fundo garantidor, que daria maior segurança aos consorciados, não entrou no pacote de mudanças anunciadas pelo Banco Central. Esse fundo protegeria o consorciado de uma possível quebra da empresa.

Texto Anterior: Depósitos vão abater o saldo devedor
Próximo Texto: As mudanças no consórcio imobiliário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.