São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Trapalhada federal; Chantagem ilimitada; Levando rasteira; Paranóia no ar; Faz sentido; Na marra; Flerte de esquerda; Babá parlamentar; Perigo franciscano 1; Perigo franciscano 2; Mentalidade provinciana; Ah, bom; Não quer se queimar; Guerra petista; Incentivo psicológico

Trapalhada federal
Além de desastrada para um presidente em campanha reeleitoral, a MP "Mata Viúva" foi cancelada por outra razão. Um tucano conta, ironizando: "O líder do governo no STF, ministro Nelson Jobim, avisou que o tribunal invalidaria a medida".

Chantagem ilimitada
Líderes governistas estão pessimistas em relação ao segundo turno da reforma administrativa. Já há deputado falando que só vota a favor do governo se for ressuscitado o extrateto salarial.

Levando rasteira
Serjão azucrina os peemedebistas. Anda cobrando a antiga promessa de o governo ter 80 votos na bancada do PMDB da Câmara em troca dos ministérios e dos cargos que recebeu. Na semana passada, o PMDB deu 58.

Paranóia no ar
Paulo Paiva (Trabalho) voou de Brasília para Belo Horizonte na sexta pela TAM. Quando chegou à poltrona, quase desistiu. Não havia cinto de segurança.

Faz sentido
Paulo Bernardo (PT-PR) diz que entende por que o governo excluiu o lucro dos bancos do FEF (Fundo de Estabilização Fiscal) e reluta em reduzir as perdas dos municípios: "Cidades não dão dinheiro para campanha".

Na marra
Nas últimas votações, a diferença entre o número de deputados presentes no plenário da Câmara e na Casa caiu para no máximo 3. Antes da exigência de votar para receber o salário integral, a diferença média era de 40.

Flerte de esquerda
Caciques tucanos querem intervir no Diretório Regional do PSDB no Acre. A direção nacional pretende apoiar o candidato do PT, Jorge Vianna, ao governo do Estado no ano que vem.

Babá parlamentar
Vice-líder do governo, Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ) diz que há modos simples de obter votos no Congresso. "Um deputado troca uma audiência por um convite para uma cerimônia em sua base com o ministro."

Perigo franciscano 1
Um marketeiro diz que FHC corre risco ao radicalizar a vontade de fazer alianças até o infinito (exemplo: DNER de Minas para Newtão). "Pois deixaria de ser visto como alguém que pode transformar a vida das pessoas."

Perigo franciscano 2
O Real é um exemplo claro de que o eleitor vota em que acha ser capaz de mudar sua vida, avalia um publicitário. O trunfo da estabilidade econômica seria ter mostrado que FHC quer transformar o país. Se ele perder isso, o eleitor pode buscar outro.

Mentalidade provinciana
Para FHC, o repasse de verbas federais diretamente a municípios gera problemas políticos. Tira visibilidade de deputados, cujas carreiras dependem das obras e recursos que assegurem para as suas bases eleitorais.

Ah, bom
O único consenso entre tucanos na lei eleitoral é contra a divisão do tempo de TV pelo tamanho das bancadas em janeiro de 95. O critério beneficia o PMDB. As restrições ao uso da máquina pública "não são fundamentais", diz Sílvio Torres (SP).

Não quer se queimar
Jorge Bornhausen, cacique do PFL catarinense, pediu a Vilson Kleinubing que tenha nova conversa com ele antes de decidir sair do partido. O senador é contra uma reaproximação pefelista com Paulo Afonso (PMDB-SC).

Guerra petista
O PT fluminense deve eleger uma direção majoritariamente simpática à aliança com o PDT em 98. A senadora Benedita da Silva e o deputado Carlos Santana ensaiam repetir o acordo vitorioso na convenção carioca.

Incentivo psicológico
Apesar da provável vitória de Benedita da Silva para dirigir o PT do Rio, o PDT acha que empacou a conversa sobre candidato a governador em 98. Desconfia que a esquerda petista insistirá na candidatura da senadora.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Arlindo Chinaglia (PT-SP), criticando o recente encontro entre FHC e Maluf, dizendo que ele "serviu para livrar o pepebista de depor na CPI dos Precatórios" e para o presidente assegurar que não terá fortes críticas do malufismo na eleição de 98:
- FHC e Maluf confirmam a máxima de La Rochefoucauld. A habilidade absoluta consiste em conhecer o preço das coisas.

Próximo Texto: Mágoa no armário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.