São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD de Fernanda Abreu pode ter plágio

LUIZ ANTÔNIO RYFF

LUIZ ANTÔNIO RYFF; MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O compositor Bernardo Vilhena afirma que poema seu teria sido copiado em 'Jack Soul Brasileiro', de Lenine

Nem bem chegou às lojas, "Raio X", o novo CD de Fernanda Abreu, já está causando polêmica. E a polêmica não é uma do tipo que os artistas perseguem.
O poeta e compositor Bernardo Vilhena, 48, diz que a terceira faixa do disco, "Jack Soul Brasileiro", assinada por Lenine, plagia um poema de sua autoria.
Vilhena não pretende processar o colega, nem pedir indenização. Ele pleiteia co-autoria na música. "Quero minha parte nesse latifúndio", diz o poeta, parceiro de músicos como Lobão.
Vilhena diz que o poema em questão é uma quadra sem título que foi publicada em 1978 no livro "Atualidades Atlânticas" pela editora Nuvem Cigana. A editora já fechou e o livro saiu de catálogo.
Segundo o compositor, a quadra é sempre recitada em saraus, encontros de poesia e em outras ocasiões do gênero.
No final do ano passado, durante o lançamento de uma revista no Rio de Janeiro, Vilhena recitou o poema. Fernanda e Lenine estariam no local, segundo o compositor.
Ele, entretanto, prefere não acusar ninguém de má fé. "O poema deve ter ficado no inconsciente dele", diz Vilhena, que elogia Lenine. "Admiro o trabalho dele. É um belo compositor", afirma.
"É chato para mim. Tenho direito ao meu passado. Esse poema é uma marca que eu uso. Daqui a pouco vão dizer que estou homenageando o Lenine e, enquanto isso, ele vai estar colocando o dinheiro no bolso", diz.
Vilhena disse que não é a primeira vez que isso ocorre. "Já aconteceu várias vezes com o Lobão e com o Lulu (Santos). Mas eu conheço eles desde os 20 anos", diz.
Lenine, que estava em Los Angeles e chegou de viagem no sábado, não foi encontrado pela Folha. A cantora Fernanda Abreu, que está em turnê pelo interior da França, não quis comentar a ação. Segundo seu empresário, Jerônimo Machado, a música se chama "Já que sou Brasileiro" e, se existe algum problema, ele tem que ser resolvido com o autor da música, o compositor Lenine.

Colaborou Marta Avancini, de Paris

Texto Anterior: Nina Simone fará dois shows em SP
Próximo Texto: Mistério do chupa-cabra vira tema de forró em Campinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.