São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Jogue preconceito e palito de picolé no lixo

JOSÉ SIMÃO
ENVIADO ESPECIAL À FLÓRIDA

Sabe quem mandou um beijo pra vocês? SHAMU, A BALEIA ASSASSINA! A Flórida é uma folia. E os parques temáticos, uns circos "high tech"! Nunca me diverti tanto. Virei um pirulito de adrenalina. Passei quatro dias gritando. E me esbaldando! Tem que entrar no clima. Jogue o preconceito no lixo. E os palitos de sorvete também, please! Olha a fama dos brasileiros!
Sea World, Universal e Busch Gardens. Sensacionais. Só que eu acho que devia ter feito esse tour há 40 anos! Aqui quem vos fala é o que restou da montanha-russa!
Participei de um terremoto, fui atacado pelo King Kong, tomei um banho da baleia e nunca mais ando de montanha-russa. Nem com anestesia geral! Montanha-russa agora só em motel! Looping só na cama e muito bem acompanhado! Eu não paguei pra ver a Flórida de cabeça pra baixo!
E as girafas de Busch Gardens iam ficar lindas lá em casa. Como papel de parede! Rarará! E shows o dia inteiro! Você só se livra dos shows se trancando no banheiro. E perigas de na hora da descarga aparecer um show de golfinhos! Nunca vi tanta animação. Tem até papagaio jogando pôquer!
E o último lançamento trash dos trashes: pirulito sabor churrasco! O mundo é um parque temático. Ou, como sugeriu Alejandro, aquele jornalista argentino: "Será que o Egito antigo não era um parque temático?"
E tem mais brasileiros em Orlando que índio na selva amazônica. Já são 20% dos visitantes. Os felizardos do real. De repente você ouve: "Sebo nas canelas". Era uma loura alta com uma bandeira e um crachá escrito Ciça. Oi, Ciça! Rarará. Brasileiros em Orlando. Ou como dizia aquela excursão de paulistas do interior OOOORRRLANDO. Ih, será que eu estou em Barretos? Será que entrei no Beto Carrero World por engano? Pelo menos Ooooorrrrlando soa mais britânico. E aquela baianinha linda que comprou um Piu Piu de pelúcia maior que ela? Vai ter que comprar passagem extra. O Piu Piu vai voltar de executiva!
E a língua oficial na Flórida é o espanhol. Gasta tanto dinheiro com escola de inglês pras crianças e aí chega à Flórida e só ouve um gringonhol: "Mamita, yo quiero wash my hands". Estamos nos Estados Unidos da América, "speak Spanish, please!"
E nos parques é assim: um terremoto, uma lojinha. Um urso, uma lojinha. Uma baleia, uma lojinha. Tudo calculado. Até quanto você vai gastar? Caia na gandaia!

Próximo Texto: Parque tem baleias dentro e fora d'água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.