São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança 'fica fria' na neve

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL

Enquanto os adultos iniciantes ficam apavorados e inibidos com os esquis nos pés, as crianças se esbaldam com a brincadeira e querem logo subir nas montanhas mais altas para esquiar.
"Meus filhos desceram a montanha logo no primeiro dia de neve", conta o argentino Geraldo Freideles, pai de Lucas, 7, e Tatiana, 9.
Ele diz que levou os filhos a uma escola de esqui de Buenos Aires. Nela, os alunos aprendem os primeiros movimentos do esporte em esteiras rolantes.
Isso foi suficiente para que, depois de uma manhã na neve, as crianças já descessem a montanha mais próxima ao hotel, o que alguns adultos só fazem depois de dois dias de treino no "chiqueirinho", pista pequena e pouco declinada, reservada ao aprendizado.
O paulistano Rafael Noguez, de 3 anos, deslizava pela neve sem medo, quando o pai Luís Noguez gritou orgulhoso: "Você está esquiando".
O garoto participava do Kid's Camp, um curso especial desenvolvido pelo hotel para crianças entre 3 e 6 anos, pago à parte. "O programa é legal porque os instrutores são treinados para trabalhar com crianças", diz Noguez.
"Gosto mais de gelo do que de praia", comenta Rafael depois de ter praticado o esporte.
A irmã de Rafael, Isabel Noguez, 7, participa das aulas coletivas. "Segui a professora e não fiquei com medo", conta. Além de esquiar, ela se divertia fazendo bonecos de neve com a amiga Flora Bittencourt, 6.
As duas meninas se conheceram no hotel e passavam o dia inteiro brincando juntas.
"Flora é a única criança com quem posso conversar porque eu não entendo chiliano (sic)", conta Isabel, fazendo confusão com a língua falada no Chile.
Elas preferiam brincar na neve e descartaram a "sala de los niños", no interior do hotel, onde há casa de bonecas e brinquedos.
(MV)

Texto Anterior: Via transforma trem em sucata
Próximo Texto: Chillán quer reinar no sul da América
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.