São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valle Nevado queima calorias e dinheiro

ISABELLE SOMMA
ENVIADA ESPECIAL A VALLE NEVADO

Encravado a 3.025 metros acima do nível do mar, na "hermana cordillera", o complexo de Valle Nevado é um oásis de três hotéis em meio a muita neve.
A 41 curvas montanha acima de Santiago, ou melhor, a 60 km da capital chilena, a estação de esqui tem quase tudo que um mortal em férias pode querer: boa gastronomia, dias de sol e muita badalação.
"Valle Nevado tem um dos maiores índices de dias de sol (em pistas) da América Latina. Durante a alta temporada, em 85% do tempo há sol", diz o brasileiro Claudio Bastos, 29, gerente de vendas da estação de esqui.
E não é por acaso que um brasileiro é o gerente e o portunhol é a língua oficial de Valle Nevado. Dos cerca de 16 mil esquiadores que são esperados nesta temporada, 60% vêm do Brasil.
Talvez muitos deles queiram perder as 2.000 calorias que os instrutores locais acreditam que um turista pode perder esquiando um dia inteiro.
Ou esperam aprender um esporte que cada vez mais arrebanha apaixonados adeptos.
Gente sofisticada
Bastos tem uma explicação para o fenômeno da invasão: "Os brasileiros são pessoas que buscam mais sofisticação".
E é a sofisticação um dos chamarizes do local, que disputa com Las Leñas, na Argentina, o título de estação de esqui mais chique da cordilheira dos Andes.
Detalhes, como os sabonetes de glicerina e mel nos banheiros, somam alguns pontos a favor de Valle Nevado.
Por sua vez, os efeitos da altura e a aridez do ar incomodam, mas são facilmente contornáveis.
Esqui noturno
Valle Nevado é um dos poucos centros que oferece uma pista de esqui para esquiadores notívagos (que praticam o esporte à noite) e o sistema in-out (em que o esquiador já sai esquiando do hotel).
Essa última facilidade só pode ser usufruída pelos hóspedes do hotel Valle Nevado, o cinco estrelas do lugar.
Mas toda essa exclusividade também é sentida no bolso. Os preços cobrados nos restaurantes são de arrepiar o mais agasalhado dos esquiadores ou snowboarders.
E por falar neles, uma boa notícia: a neve de base deste ano ultrapassou os dois metros. Isso significa que os céus já deram a sua bênção para a prática do esporte.
Com a colaboração da natureza garantida, o complexo de Valle Nevado pretende faturar US$ 18 milhões nesta temporada.
"Por todas estas cosas tan ásperas y por la nieve, de materia suave, gracias te doy, hermana cordillera." Assim como o poeta chileno Pablo Neruda, não é difícil olhar a cadeia de montanhas com um sentimento de gratidão.

Texto Anterior: Chillán quer reinar no sul da América
Próximo Texto: Esquiadores podem voar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.