São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
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Paraná usa publicidade para atrair torcida

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O Paraná Clube está investindo em publicidade para reforçar sua imagem e atrair torcedores para os jogos do time de futebol profissional, que disputa o Brasileiro.
Desde o dia 15 de junho, o Paraná está veiculando nas emissoras estaduais das TVs Globo, SBT e CNT uma peça publicitária de 30 segundos que exalta a última conquista da equipe.
O Paraná venceu o Campeonato Paranaense deste ano e se tornou pentacampeão estadual. A campanha fica no ar até o final deste mês.
O comercial mostra imagens da torcida do clube durante a disputa pelo título do estadual.
Ao final, aparece uma torcedora, com uma bandeira em destaque. Ela mostra a mão aberta, representando o pentacampeonato. De fundo, o hino do clube num arranjo orquestrado.
A peça foi criada pelo publicitário Kiko Gemael.
O Paraná não perde o Campeonato Paranaense desde 1993. Antes, já havia sido campeão estadual em 1991 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B em 1992.
Apesar dos resultados, a torcida do Paraná não é das mais fanáticas.
Na estréia do Campeonato Brasileiro, no último domingo, apenas 1.484 pessoas foram ao estádio do Pinheirão, em Curitiba, assistir à equipe -treinada pelo técnico Sebastião Lazaroni- derrotar o Sport (PE) por 2 a 1.
O jogo foi o segundo de uma rodada dupla. Na partida anterior, entre Atlético-PR e União São João, de Araras, 5.731 torcedores acompanharam a vitória do time paranaense por 2 a 0.
"A campanha quer levantar o orgulho do torcedor, lembrá-lo dos nossos resultados. Com isso, a gente espera que ele compareça mais ao estádio", disse o presidente do Paraná, Ernani Buchmann.
Além do comercial, o clube confeccionou broches e adesivos, trazendo também a mão aberta e a inscrição pentacampeão.
Segundo o presidente do clube, o custo da campanha foi praticamente zero.
"Paguei as cópias das fitas apenas." O espaços nas TVs são créditos do clube referentes a direitos de transmissão de jogos. Se fosse para pagar, Buchmann estima o custo da campanha em R$ 120 mil.
Segundo Buchmann, a aferição da receptividade dos torcedores foi feita por meio das dezenas de telefonemas e envio de cartas para a sede do clube. O Paraná vai fazer cópias em VHS do comercial para serem vendidas na sede.
"Vamos continuar investindo em publicidade. Agora, para o segundo semestre, a idéia é fazer uma campanha promocional, para tentar ampliar o número de associados."
Até o momento, o Paraná tem 60 mil sócios.

NA TV - ESPN/Brasil, ao vivo,às 21h30

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