São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HBO Brasil premia três filmes nacionais em fase de finalização

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

"La Serva Padrona", "O Cineasta da Selva" e "O Toque do Oboé" foram os vencedores do 2º Prêmio HBO Brasil de Cinema. A festa de entrega aconteceu na noite de anteontem na sala São Luiz, no Itaim (zona sudeste de São Paulo).
Cada produção recebeu R$ 100 mil em dinheiro, para ajudar nos custos de finalização, e R$ 100 mil em espaço promocional no canal HBO. O prêmio inclui ainda pré-estréia mundial no canal e telecinagem e transcrição de áudio no estúdio Casablanca Finish.
"La Serva Padrona", com direção de Carla Camurati, é uma adaptação da ópera homônima composta em 1733 pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi. "Descobri o fascinante mundo da ópera nesse trabalho e acho importante divulgá-lo num país em que as pessoas conhecem tão pouco o assunto", disse Carla Camurati.
Dirigido por Aurélio Michiles, "O Cineasta da Selva" conta a história do português Silvino Santos (1886-1970), considerado um dos pioneiros do cinema. O diretor, que mudou-se para o Brasil na virada do século, aprendeu os segredos da sétima arte nos laboratórios dos irmãos Lumière. José de Abreu e Denise Fraga são os destaques do elenco.
"O Toque de Oboé", de Cláudio MacDowell, enfoca a influência de um músico brasileiro em um pacato povoado na América Latina. O protagonista é vivido por Paulo Betti. "Esse filme está sendo movido a prêmio. Já ganhamos um prêmio de sinopse, outro de roteiro e agora o da HBO com o copião montado. Mas nós queremos mais", brincou MacDowell.
Além do anfitrião Rubens Ewald Filho, a festa de entrega do prêmio contou com a presença de Glória Pires, Betty Faria, Miguel Falabella, Regina Duarte, Rosamaria Murtinho e do cantor Carlos Fernando, ex-vocalista do grupo Nouvelle Cuisine. (EG)

Texto Anterior: Dotação Nacional para as Artes provoca polêmica nos EUA
Próximo Texto: Guitarras contra-atacam na terra do axé music
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.