São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
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Apple fica sem presidente em mais um trimestre de perdas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Criar bons computadores e não conseguir entregá-los foi uma das falhas da Apple que Gilbert F. Amelio prometeu corrigir quando assumiu a presidência da empresa, em fevereiro de 1996.
Na semana passada, Gil Amelio e Ellen Hancock, diretora de tecnologia, deixaram os cargos e problemas crônicos e profundos.
Durante a gestão de Amelio, a Apple passou por forte reestruturação, demitiu milhares de empregados, renovou a equipe de altos executivos e interrompeu a fabricação de produtos não lucrativos.
Mesmo assim, a empresa continuou no vermelho -perdeu perto de US$ 1,6 bilhão nos últimos 18 meses, suas vendas têm declinado e sua participação no mercado desabou para menos de 5%.
Segundo analistas, Amelio não estava inspirando confiança. Para reavivá-la, o novo presidente terá de convencer os desenvolvedores de software de que a empresa tem uma estratégia de longo prazo.
Além disso, terá de ajustar a produção à demanda, refinar sua estrutura corporativa e retomar a liderança em tecnologia.
O desafios financeiros são grandes. A Apple está enfrentando mais perdas, que devem oscilar de US$ 70 milhões a US$ 100 milhões no trimestre de abril a junho.
Em contrapartida, a empresa está atrativa para um eventual comprador.
O dinheiro em caixa, no final de março, somava US$ 1,3 bilhão, pouco menos do que o investidor teria de desembolsar para comprar a Apple pelas atuais cotações de suas ações nas Bolsas de Valores.
Quando o sucessor de Amelio chegar -Fred Anderson, diretor financeiro, assume o comando interinamente-, terá de fazer a mesma coisa que seu antecessor: identificar as fraquezas da empresa. Mas isso não pode demorar. Ninguém garante que usuários, parceiros e fornecedores terão paciência de esperar.

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