São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
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Estilo é símbolo de glamour, sonho e consumo

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Quem iria imaginar que as escadarias de mármore do "Palazzo Versace" em Miami seriam um dia manchadas pelo sangue de Gianni Versace?
O chamado "Planeta Fashion" está boquiaberto. Hospedados em Roma para a temporada de moda, supermodels e estilistas lamentam em limusines e óculos escuros a morte do estilista. Robert Altman não imaginou história semelhante em seu filme "Prêt-à-Porter" -e no Brasil estamos na véspera de começar a temporada de desfiles.
A surpresa com a morte do estilista se dá também pelo paradoxo: o estilo Versace é sinônimo de alegria, exuberância, sensualidade e vida.
Os anos 90 foram território propício para Versace celebrar em sua moda valores como criatividade, individualismo e liberdade. Perfeito também para que ele se consolidasse sobre outro dos mais importantes fundamentos da moda nesta década: o marketing.
Com ele Versace construiu uma bem-sucedida trajetória que inclui, além da marca que leva seu nome, as grifes Instante (1985), Versus (1990), Versace Jeans Couture (1991). Roupas de cama, banho, móveis e objetos completam o mondo Versace. O mercado de perfumes também conta com sua marca. O mais recente lançamento é Blonde, em homenagem a sua adorada irmã, Donatella.
Com intensidade, Donatella e Gianni -filhos de uma costureira da Calábria- celebravam e estimulavam o glamour, o sonho da moda e do consumo. Versace detestava o tédio.
Suas históricas campanhas publicitárias, fotografadas desde 79 pelo mestre Richard Avedon, contaram com estrelas como Warhol, Madonna, Jon Bon Jovi, Naomi Campbell e a brasileira Shirley Mallman. Na pesagem de sua última luta, Mike Tyson usava uma cueca de coraçãozinho vermelho.
Adorado por artistas, Versace é certo em entrega de Oscars (no último vestia Courtney Love) e em cerimônias. Como naquela em que projetou Elizabeth Hurley, em 94, ao lado de Hugh Grant, no célebre vestido de alfinetes tipo punk.
Elton John é outra das estrelas próximas. Criou trilhas sonoras para seus desfiles -sempre os mais exagerados e grandiosos, cheios de reluzentes supermodels.
Para o cantor, frasista que era, Versace criou a máxima: "Algumas pessoas nascem nobres: outras pessoas conquistam sua própria realeza". Que, afinal, serve para ele também.

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