São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portador do HIV recebe remédio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Portador do vírus da Aids, Vando Soares Costa, 14, teve que recorrer à Justiça do Rio para voltar a receber ontem, após quatro meses, o medicamento que o ajuda a enfrentar a doença, contraída durante transfusão sanguínea. A liminar que obrigava o escritório do Ministério da Saúde no Rio a providenciar o medicamento foi atendida apenas na tarde de ontem.
Foram entregues dois frascos de hemoglobulina humana, quando o pedido do hospital Gaffree e Guinle, onde o adolescente é atendido, é de 12.
A quantidade entregue ontem à tarde será usada para atender o caso de Vando Costa. Para providenciar o restante do pedido, o Ministério da Saúde pediu à juíza Cláudia Neiva, da 14ª Vara Federal do Rio, um prazo de 15 dias.
O descumprimento da liminar previa a prisão do chefe do escritório, Mauro Modesto. A contaminação de Vando Costa aconteceu quando ele tinha 1 ano e 2 meses e precisou fazer duas transfusões de sangue no Hospital do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da Lagoa (zona sul do Rio).
Mesmo depois de 11 pneumonias, a família só percebeu que Vando tinha contraído o vírus quando ele precisou ser operado e os médicos pediram um exame de sangue.
Em 1991, a família entrou na Justiça e, desde então, a União tem sido obrigada a pagar a Vando uma pensão de três salários mínimos e a garantir o fornecimento gratuito do medicamento.
O adolescente tem que tomar uma dose de hemoglobulina a cada 21 dias.
Um laudo médico do Gaffree e Guinle atesta que Vando tem, neste período, perdido peso e seu estado de saúde "piora acentuadamente".

Texto Anterior: União estuda remanejar verba de Estados
Próximo Texto: Sorocaba e SP abrem troca de seringas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.