São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociação entre Boeing e UE continua

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia e a Boeing continuam hoje a negociar um possível rompimento da fusão entre a Boeing e a McDonnell Douglas Corp. A UE quer anular a união entre as companhias alegando que seria nociva à concorrência na Europa.
Depois de quatro dias de negociação, a UE anunciou ontem que pretende declarar a fusão ilegal a menos que a companhia aérea norte-americana faça algumas concessões. A comissão não quis detalhar essas concessões.
A Boeing vem apresentando algumas propostas de modificar a fusão, mas nenhuma delas foi aceita ainda pela UE.
Os defensores da Boeing afirmam que a comissão quer apenas defender o consórcio Airbus Industrie, concorrente direto da Boeing na Europa. Na semana passada, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos anunciou que aprova a fusão.
Se o negócio de US$ 15 bilhões entre as empresas norte-americanas for considerado ilegal pela UE, as companhias serão impedidas de atuar no mercado europeu. A comissão pode ainda impor multas de 10% sobre os lucros da Boeing. Esse valor poderia chegar a US$ 4 bilhões.

Texto Anterior: Vamos parar de mentir aos brasileiros, senhores?
Próximo Texto: A diplomacia do petróleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.