São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme retrata os anos 60

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

"Um Tiro para Andy Warhol", primeira direção da roteirista canadense Mary Harron e filme que abre o novo cineclube da cidade, narra um pouco da história dos tumultuosos anos 60.
Valerie Solanas, sua protagonista, fez parte dela. Inicialmente, sua parte nessa história era bem pequena.
Ser indigente e lésbica em Nova York não era grande novidade, mas ela decidiu ter, mesmo que à força, aquilo que Andy Warhol, sua futura vítima, previu como um direito de todos: 15 minutos de fama.
O primeiro passo foi escrever e distribuir pelas ruas da cidade seu manifesto estético e social "Scum - Society for Cutting Up Men" (algo como "sociedade para a castração dos homens").
Castração, no mundo idealizado por Solanas, era a atitude mais generosa que as mulheres deveriam ter no confronto com os homens. "Transar é, para o homem, uma defesa contra seu desejo de ser mulher", escreveu ela.
Seu segundo passo em direção à história foi procurar Andy Warhol, um dos criadores da arte pop e seu maior divulgador.
Solanas acreditava que o artista plástico, uma das figuras capitais dos anos 60 e todo antenado com a cultura contemporânea, poderia ajudar na divulgação de seu manifesto, montando uma peça sua -"Up Your Ass"- na Factory. Simultaneamente, procurava uma editora para seu manifesto.
Recebendo respostas negativas de todos os lados, seu passo derradeiro foi tentar matar Andy Warhol e conquistar sua merecida reputação, que veio a partir dos anos 70, quando seus textos forma publicados e se tornaram libelos do movimento feminista.
Valerie Solanas foi condenada pela tentativa de assassinato a três anos de reclusão em uma prisão psiquiátrica. Morreu em 1988, aos 52 naos, em São Francisco, vítima de broncopneumonia e enfisema pulmonar.

Texto Anterior: São Paulo ganha novo cineclube
Próximo Texto: Buñuel e Renoir são relançados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.