São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nervos tiram Kuerten de torneio alemão

PAULO HENRIQUE BRAGA
ENVIADO ESPECIAL A STUTTGART

Uma contusão tirou ontem o brasileiro Gustavo Kuerten da disputa do Torneio de Stuttgart, na Alemanha. Kuerten teve de abandonar a partida contra o espanhol Felix Mantilla por causa de fortes dores no lado direito do tórax.
O tenista perdia o primeiro set por 4 a 1 e desistiu depois de apenas 20 minutos de jogo.
Segundo avaliação médica, ele está com neuralgia intercostal, uma inflamação nervosa entre as costelas.
"Tentei ver se conseguiria vencer a dor, mas não deu", disse o tenista brasileiro.
O fisioterapeuta que o atendeu, o holandês Per Bastholt, disse que o problema não é grave, mas causa dor intensa, e recomendou repouso a Kuerten (leia abaixo).
O jogador está fazendo tratamento -aplicação de gelo e antiinflamatórios- e vai tentar melhorar para poder continuar sua participação no torneio de duplas, ao lado de Fernando Meligeni.
A dupla tem marcada para hoje partida contra os russos Yevgeny Kafelnikov e Andrei Olhovski.
Kuerten pretende fazer o aquecimento para o jogo de amanhã, mas admite que as chances de disputar a partida são remotas.
Se a dor persistir, ele fica em tratamento em Stuttgart até sábado, para tentar ter condições de disputar o torneio de Kitzbuhel (Áustria), na semana que vem.
Kuerten, que é cabeça-de-chave e não joga a primeira rodada do torneio, vai pedir à organização para estrear quarta-feira, a fim de ter tempo para se recuperar.
Se não melhorar, ele desiste de jogar na Áustria e retorna ao Brasil antes de participar de uma série de torneios na América do Norte, que inclui o Aberto dos EUA.
O tenista disse que começou a sentir o problema ainda no Brasil: teve um resfriado e tossiu muito, passando a sentir dores no peito.
As dores pioraram nas duas partidas realizadas anteontem.
O jogador disse que tem tido dificuldades para dormir à noite. "Não consigo abrir a porta, mexer o corpo. Se eu respiro, dói. Dei um espirro e fiquei cinco minutos sem me mexer."
Becker
O brasileiro Gustavo Kuerten não foi o único a sair do torneio por causa de contusão. Um problema na perna esquerda tirou Boris Becker, que enfrentaria ontem o espanhol Alberto Costa pelas oitavas-de-final da competição.
O alemão, 29 anos, viajou para Munique, onde seria submetido a um exame de ressonância magnética. Depois, faria novos exames com seu médico particular.
Além de Becker e Kuerten, também abandonaram a competição por causa de lesões os alemães Nicolas Kiefer e Bernd Karbacher e o americano Richey Reneberg.

Texto Anterior: Comissão de arbitragem apura suposta falsificação de diploma
Próximo Texto: Fadiga pode causar a dor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.