São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta seria um advogado

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Sérgio Person seria um advogado formado pela São Francisco se não tivesse abandonado o curso no último semestre para virar ator.
Apesar de ser conhecido por filmes como "São Paulo S/A", que retratava a automatização da cidade nos anos 60, e "O Caso dos Irmãos Naves", com uma história real de tortura que aconteceu no interior de Minas Gerais, a história da vida de Luiz Sérgio Person (1936-1976) é recheada de dados inusitados.
Antes mesmo de abandonar a faculdade, Person fez teatro com Antunes Filho. Também trabalhou na fábrica de ferramentas do avô, a Person-Bouquet S/A, de onde tirou idéias que usaria mais tarde no filme "São Paulo S/A".
Mais tarde porque o roteiro desse filme só foi escrito na Itália, com o título provisório "Agonia".
Uma viagem de dois meses para passear na Itália mudou o rumo da vida de Person. Ele acabou ficando dois anos em Roma, estudando direção no Centro Sperimentale di Cinematografia.
Ali, faz seu primeiro curta, "Al Ladro" (1962), que recebeu o prêmio de qualidade do governo italiano e representou o país no Festival de Veneza daquele ano.
(DR)

Texto Anterior: Jornalistas lançam "Projeto Person"
Próximo Texto: Ionesco, Nelson Rodrigues e Lemonheads
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.