São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fabuliô" é nova comédia popular

NELSON DE SÁ

"U Fabuliô", de Hugo Possolo, com Alexandre Roit e Raul Barreto, entre outros, é talvez a mais representativa -para não dizer a melhor- das peças que vêm sendo mostradas pelos Parlapatões no Centro Cultural São Paulo. Com mais duas semanas em cartaz, a "mostra" dos Parlapatões traz quatro espetáculos que permitem ver no conjunto a ambição e os propósitos da companhia, uma das mais renovadoras no teatro paulistano, nestes anos 90.
Os Parlapatões -como evidenciam em "U Fabuliô", adaptada dos "flabliaux", contos medievais libertinos- buscam no circo, na commedia dell'arte, elementos para um novo teatro popular: contemporâneo, urbano, das ruas de São Paulo. Também buscam uma nova dramaturgia, de maior fantasia, nada naturalista.
A "mostra" dos Parlapatões abre um projeto dos mais elogiáveis, no Centro Cultural, que garante espaço para jovens "companhias de repertório". Na sequência, em julho/agosto, logo depois dos Parlapatões, vem a Desembestai Cia. de Teatro, de Dionísio Neto. Entre outros espetáculos, apresenta o musical "Opus Profundum". Mais para a frente, em setembro/outubro, vem a Cia. dos Atores, de Enrique Diaz -com, entre outras peças, "Tristão e Isolda". Já para o ano que vem, está programada a companhia Art in Obra, de uma revelação do teatro brasileiro, Gilberto Gawronski. Ele esteve há pouco na cidade, no projeto Babel, com "A Dama da Noite", que vai voltar na mostra. Todos representam diferentes "buscas, rupturas e transgressões", como quer o título do projeto, no Centro Cultural.

** U FABULIÔ - Texto e direção: Hugo Polosso. Com: Hugo Polosso, Alexandre Roit, Raul Barreto e outros. Centro Cultural São Paulo - sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região central, tel. 277-3611). 324 lugares. Ter.: 21h30. Dom.: 20h30. Até 27/07. 80 min. Ingr.: R$ 12.

Texto Anterior: Choperia 'supera' salas de aula
Próximo Texto: SHOWS; CONCERTOS; DANÇA; TELEFONES; TEATRO INFANTIL; TEATRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.